O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Dia de São João Batista é celebrado de forma adaptada em Macuco

Dia de São João é celebrado de forma adaptada em Macuco

O município de Macuco, na Região Serrana do Rio, vai celebrar nesta quarta-feira (24/06), de forma adaptada diante da pandemia de coronavírus, a tradicional festa de São João Batista, declarada por lei um Patrimônio Cultural e Histórico da cidade.

O evento, que todos os anos conta com shows, apresentação de quadrilhas, encenação de peça teatral e sorteio de rifas, acontecerá de forma diferente este ano devido a pandemia do novo coronavírus.

Nesta manhã, a população de Macuco despertou, como tradicionalmente, com a alvorada da Sociedade Musical São João Batista. Pela tarde, haverá almoço entre 12h e 14h. O almoço será em sistema drive-thru, com pontos estratégicos de entrega das quentinhas para evitar aglomerações. Os pontos serão a Igreja Matriz, a capela na Volta do Umbigo, a capela de Santos Reis, a capela da Reta e capela Santa Terezinha na Barreira.

Dia do Padroeiro

A Diocese de Nova Friburgo se prepara para celebrar em 24 de junho o seu padroeiro secundário, São João Batista. Considerado também patrono da Catedral Diocesana e de três municípios, entre os 19 que compõem a diocese: Nova Friburgo, Macaé e Macuco, nestas e em outras localidades, as paróquias dedicadas a São João Batista já iniciaram os seus festejos, preparando a celebração do grande dia do padroeiro.

Contudo, em 2020, para evitar a proliferação de Covid-19 e seguindo as determinações das autoridades, sobretudo em relação ao necessário distanciamento social, a programação tradicionalmente junina ganha nova roupagem. Portanto, será realizada on-line, com transmissões ao vivo por meio das redes sociais de cada comunidade, sem a participação dos fiéis no templo.

Paróquia São João Batista – Macuco

A Paróquia de Macuco também iniciou no último dia 15 os seus festejos. O novenário realizado diariamente, às 19h, prossegue até 23/06. Toda a programação pode ser acompanhada pelas redes sociais (Facebook: Paróquia de Macuco RJ, You Tube: Paróquia São João Batista – Macuco, e Instagram: @paroquiasjbmacuco).

Mas no dia do padroeiro, os macuquenses iniciarão os festejos bem cedo, com a tradicional Alvorada, às 6h. Das 12h às 14h, haverá a venda de almoços a R$12, com entrega organizada na Igreja Matriz e nas capelas. A venda antecipada dos tickets está acontecendo nos seguintes pontos: Secretaria Paroquial, LB Impressões Gráficas, Loja Tok da Casa, Farmácia Líder, Supermercado Economia do Lar. Cardápio: Arroz, lagarto assado ao molho, batata souté e farofa. Mais tarde, às 18h, terá lugar a Santa Missa, seguida de translado com o andor da imagem de São João Batista pelos bairros da cidade e queima de fogos.

Nos dias 26, 27 e 28/06, haverá a venda de quitutes na tradicional barraca de São João, nas modalidades delivery e drive thru, com as devidas precauções de proteção e higienização. Informações pelo telefone: (22) 2554-1162.

Veja também
error: Content is protected !!