O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cordeiro implanta dez leitos de UTI para atender à população

Cordeiro implanta dez leitos de UTI para atender à população

O coronavírus é o maior vilão da saúde pública da atualidade e tem tirado o sono das autoridades dos municípios. Em Cordeiro, na Região Serrana, não é diferente. A Prefeitura da cidade investiu na implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com dez leitos que estão sendo instalados no segundo piso do Hospital de Cordeiro para enfrentar à COVID-19, já que dados mostram que 20% dos pacientes podem precisar de terapia intensiva.

A criação dos dez leitos de UTI significa assistência médica multiprofissional ininterrupta, equipamentos específicos de última geração, recursos humanos especializados, acesso a outras tecnologias diagnósticas e terapêuticas, incluindo exames de imagem e laboratoriais de análises clínicas, medicações e insumos capazes de garantir a assistência integral aos pacientes.

uti 1

O valor dos dez leitos de UTI não foi informado. No combate aos casos de coronavírus, a viabilização da UTI é indispensável, até considerando a permanência de um paciente numa unidade de terapia num hospital público, que dura em média 14 dias. A ativação da UTI de Cordeiro minimiza a preocupação das autoridades quanto à geração de um colapso no sistema de saúde. Pois ao serem colocados em funcionamento, os equipamentos evidenciam que o município está preparado para possíveis aumentos na demanda.

Leitos de UTI

Nos 16 mil leitos adultos do Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa de ocupação é de 95%. Para suprir a demanda no avanço da epidemia, a capacidade de abertura de novos leitos deve ser estimada em até 20% do quantitativo atual. A Organização Mundial de Saúde recomendam que a relação ideal de leitos de UTI seja de um a três para cada 10 mil habitantes.

A Região Serrana tem 16 municípios, 966 mil habitantes e 2.471 leitos gerais, sendo 84 de UTI adulto, números aquém dos parâmetros da OMS. A situação se agravou na pandemia com aumento da demanda, obrigando a contratação de leitos de UTI para atender às cidades que não possuem tratamento intensivo. Portanto, a criação da UTI de Cordeiro também acena com uma solução viável às cidades do entorno. Pois estabelecer convênio pode minimizar dificuldades na regulação de pacientes e reduzir riscos quanto ao acesso aos serviços e à garantia do direito a vida.

Veja também
error: Content is protected !!