Procon fiscaliza e notifica mercadinhos de bairro em Nova Friburgo

Procon fiscaliza e notifica mercadinhos de bairro em Nova Friburgo

Atento às reclamações de casos que podem configurar abuso ao consumidor, o Procon de Nova Friburgo realizou mais uma investida em mercadinhos de bairro na última quinta-feira, dia 21. A visita, desta vez, foi feita nos bairros Cascatinha e Cônego, atendendo pedidos feitos ao órgão. Oito estabelecimentos foram visitados e todos foram notificados.

Durante a incursão, os agentes fiscalizaram os preços de produtos alimentícios considerados de primeira necessidade, por serem aqueles mais utilizados no dia a dia do consumidor. Destacam-se: feijão, arroz; cebola, alho; tomate, frutas em geral e leite.

De acordo com o coordenador do órgão municipal, Alexsandro Gabetta, foram encontrados, na ocasião, produtos com preços muito elevados. “Chegamos a encontrar, em um dos estabelecimentos, o preço do quilo do alho por R$39,90 e, em outro, o do quilo da maçã por R$12. Ovos e batata também foram encontrados com preços altos. O protocolo seguido foi o mesmo utilizado na primeira operação. Notificamos o responsável e damos a ele o prazo de 10 dias úteis para apresentação das notas ficais”, disse.

Após a apresentação das notas, o Procon compila os dados para comparar se o preço de venda dos referidos mercadinhos de bairro condiz com o preço de compra do fornecedor primário. Mas sendo constatado que este último está com o preço dos produtos muito alto, serão cobradas explicações dele e não do mercado em si. Por outro lado, caso seja detectado que o preço do mercado é que, de fato, está alto, ele é quem sofrerá as devidas sanções.

SERVIÇO

O Procon de Nova Friburgo fica na Avenida Alberto Braune, número 224, no Centro. (antiga Estação Leopoldina)

O funcionamento, de acordo com decreto municipal, é de segunda à sexta, de 09h às 13h, para orientações ao consumidor e trabalhos administrativos.

Denúncias podem ser feitas, no horário mencionado, pelos telefones (22) 2525-9178 e 2525-9253 ou por e-mail: [email protected] .

Serra News

Serra News

O melhor portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.