O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

RJ: Impulsionamento do turismo pós-pandemia é tema de debate

RJ: Impulsionamento do turismo pós-pandemia é tema de debate

Novas formas de impulsionar o turismo no período pós-pandemia do coronavírus foram discutidas esta semana pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O secretário de Turismo, Otávio Leite, reuniu-se com mais de 80 representantes do setor dos 92 municípios fluminenses. O encontro por meio de uma videoconferência. Na pauta, as medidas da pasta para desenvolver a atividade após a crise do coronavírus.

As ações prioritárias para atrair visitantes serão o turismo regional (cidades de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, num raio de 600 quilômetros dos destinos fluminenses) e o turismo circular (moradores dos municípios do Estado do Rio). O secretário acredita que, após a pandemia, o carro será o meio de transporte preferido pelos brasileiros, cansados do confinamento em suas casas. “As pessoas estão querendo botar os pés na areia das praias, subir a serra, aproveitar as cachoeiras e respirar ar puro. Este é o público alvo para a retomada do turismo regional”, explicou Otávio Leite.

O secretário ressaltou a importância do compartilhamento do vídeo institucional, feito pela Secretaria estadual de Turismo sobre o momento de espera para que o visitante possa desfrutar dos diversos destinos, após a pandemia. Ele acrescentou que o material já está sendo veiculado nas redes sociais de todo o trade turístico com ampla aceitação dentro e fora do Estado.

Na sequência, Otávio destacou o lançamento, em breve, de um novo portal do turismo que irá promover eventos, destinos e experiências, contemplando todos os municípios do Estado. A ideia é que seja produzido, também, um banco de imagens com fotos e vídeos dos destinos a serem veiculados neste novo site. Há a intenção, ainda, de criar um concurso de fotografias que irá gerar um acervo virtual para a promoção das cidades.

A subsecretária de Turismo, Adriana Homem de Carvalho, falou sobre o Núcleo de Inteligência e Captação de Eventos (Nice) criado pela Secretaria estadual de Turismo (Setur-RJ) para dar visibilidade às feiras, congressos, exposições, simpósios e jornadas científicas e ressaltou o trabalho do Nice na identificação desses encontros que atraem milhares de turistas do Brasil e do mundo. A intenção é que as cidades fluminenses possam sediar eventos a partir da alta demanda no período pós-pandemia (segundo semestre).

Por último, Otávio Leite destacou a realização do Salão do Turismo, que este ano deve acontecer de forma autônoma (sem a participação paralela do Rio Gastronomia) e, segundo ele, “será um grande ingrediente turístico para fortalecer o setor no pós-crise”. O secretário finalizou, pedindo para que os representantes enviem a agenda de eventos que ainda estão previstos para acontecer, no interior, em 2020.

“O nosso novo portal terá um belo banco de imagens do Estado do Rio de Janeiro e o serviço completo de todos os nossos destinos. Ele virá acompanhado de um amplo trabalho de marketing nas mídias digitais. No Salão de Turismo vamos investir forte nos eventos gastronômicos do Estado”, concluiu Otavio.

Outros assuntos também foram destacados pelos diversos representantes das secretarias municipais de Turismo, que juntos formam as 12 regiões turísticas do Rio. Espaços e centros de convenções em cidades do interior para a recepção de feiras e congressos; parcerias de divulgação em meios digitais; identificação de eventos incentivados (via Lei Rouanet no Estado do Rio de Janeiro); fortalecimento do artesanato nos municípios fluminenses e desenvolvimento de segmentos nas regiões foram alguns dos temas debatidos.

Veja também
error: Content is protected !!