O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Chuvas devem continuar até o carnaval na região, prevê Climatempo

Previsão do tempo para o carnaval: Chuvas devem continuar até o carnaval na região, prevê Climatempo

Com a aproximação dos festejos carnavalescos, muitos foliões se perguntam se vai chover durante o Carnaval. Para que as pessoas se programem com antecedência, o Serra News mostra qual é a previsão do tempo para o Carnaval na Região Serrana, de acordo com o Instituto Climatempo.

Chuva, pouco suor e muita cerveja: na previsão do tempo do Instituto Climatempo, o Carnaval na Região Serrana deve ter grande chance de ocorrer sob mau tempo. O verão só deve começar perto de terminar, em março, quando as chuvas devem dar uma trégua no Estado do Rio. Ainda são esperados altos volumes de chuva no Espírito Santo e em Minas Gerais.

Segundo a análise climatolóigica do instituto, o verão 2019/ 2020 está sem a influência do El Niño e e de La Niña, fenômenos oceânicos-atmosféricos que ocorrem na porção central e leste do Oceano Pacífico equatorial e que alteram os padrões de chuva e na temperatura do Brasil e de outros países da América do Sul. Tecnicamente, este verão é de neutralidade no Pacífico Equatorial, passando a ganhar mais importância a temperatura da água do Oceano Atlântico Sul, que banha toda a costa leste do Brasil, do Uruguai e da Argentina.

A situação da temperatura do Atlântico Sul está muito favorável à formação de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), um canal de umidade que desce da Amazônia e explica as chuvas volumosas no Sudeste desde a virada do ano. Além disso, o ponto de parada das frentes frias está no Rio de Janeiro (descontinuidade de TSM – temperatura superficial da água do mar), facilitando a ocorrência de chuvas no Sudeste.

Veja também
error: Content is protected !!