O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Marinha alerta para ciclone subtropical: Sudeste sob ameaça de tempestades

Defesa Civil e Marinha alerta para ciclone subtropical: Sudeste sob ameaça de tempestades

A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta nesta quarta-feira (22) para tempestades nos estados do Sudeste e Centro Oeste. O grande volume deve durar até sexta-feira (24/01). A previsão é que Espírito Santo e Minas Gerais sejam os estados mais afetados. Há ainda alerta da Marinha para a formação de um ciclone em alto mar.

Em nota, os órgãos federais recomendam que as autoridades estaduais e municipais de proteção e Defesa Civil alertem a população vulnerável a enchentes e deslizamentos para o risco. Pois a Região Sudeste está cercada pela rota chuvosa e volumosa. Portanto, a projeção é de chuva volumosa, principalmente nesta sexta-feira, 24. Mas a melhora do tempo está prevista para o sábado, 25.

Os alertas são para os locais de risco, que sofrem com chances de alagamentos, deslizamentos de terra, inundações e enxurradas devido a chuva volumosa. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta laranja de tempestades para os estados das regiões Centro Oeste e Sudeste nesta semana.

As agências federais orientam as defesas civis dos estados e municípios a estarem em constante comunicação com os demais órgãos que compõem seus sistemas de proteção. Além do mais, é necessário que os moradores de áreas de risco ou que já tenham registrado desastres anteriormente, procurem órgãos locais de Defesa Civil para ter acesso ao plano de contingência de suas regiões.

Alertas

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) envia alertas aos órgãos competentes sobre riscos de desastres naturais, assim como para a população, por meio de SMS nos celulares e mensagens nas TVs por assinatura. Os moradores devem ficar atentos a esses canais. Caso não estejam cadastrados, devem fazer a inscrição.Para se cadastrar, basta enviar SMS com o CEP da rua onde mora para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará sucesso da operação. É permitido cadastrar mais de um CEP.

Veja também
error: Content is protected !!