O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Região Serrana: Época ideal para plantio de espécies florestais e frutíferas

Região Serrana: Época ideal para plantio de mudas de espécies florestais e frutíferas

Tempo ideal para o plantio de mudas! De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE no período entre os meses de setembro a dezembro, durante a Primavera, são registradas as pancadas de chuva, geralmente, concentradas no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação.

Esta época é ideal para o plantio, pois as mudas, em sua fase inicial de desenvolvimento, necessitam de boa umidade, para que o sistema radicular atinja as camadas mais profundas antes da estação seca. Outro fator relevante é que o solo úmido apresenta-se mais friável (fofo) o que facilita operações como a abertura da cova (“berço”).

A cova deve apresentar dimensões de 30cm x 30cm, ao solo proveniente da abertura da cova mistura-se uma parte de esterco bovino bem curtido, este é uma excelente fonte de nutriente para a muda em estágio de crescimento. Com o plantio de mudas na época exata, dificilmente você perderá mudas ao longo do desenvolvimento da espécie arbórea.

mudas

Na hora do plantio de mudas, com um facão limpo e amolado, remove-se o fundo da sacola plástica, contendo a muda, para retirada do excesso de raízes velhas e enoveladas, fazendo-se um corte reto. Posteriormente, retira-se e descarta-se corretamente a sacola e introduz a muda com o torrão na cova.

O solo que foi retirado para abertura da cova e misturado com o esterco bovino é utilizado para cobrir a raiz e fixar a muda. Feito isso, procede-se a uma leve compactação do solo ao redor da muda, que pode ser realizado pressionando a sola do sapato contra o solo em torno da muda, e molhe-a. Esta etapa exige certo cuidado para não danificar a planta.

Em Cantagalo, o Horto Municipal José Maria Huguenin, situado na Rua Domingos de Souza – Chácara da Banheira, dispõe de mudas de variadas espécies florestais e frutíferas, nativas do bioma Mata Atlântica, para doação aos munícipes. O Horto Florestal Estadual, localizado próximo ao Colégio Maria Zulmira Torres, também dispõe de variadas espécies.

O munícipe que tiver interesse em plantar alguma espécie deve atentar-se: para a escolha do local de plantio (longe de muros e construções, por exemplo), presença de rede elétrica e porte da espécie em idade adulta.

Segundo o Código Municipal de Meio Ambiente, Lei Municipal n° 1.107/2012, os munícipes, que tenham interesse em suprimir ou podar árvores, devem solicitar autorização prévia à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, situada a Rua Chapot Prevost, n° 157, Centro, Cantagalo-RJ.

Empresas apoiam a informação de qualidade

Veja também
error: Content is protected !!