Nova Friburgo é considerada a 3ª cidade menos violenta do Estado

Nova Friburgo é considerada a 3ª cidade menos violenta do Estado

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), publicaram recentemente o Atlas da Violência e Nova Friburgo está entre as três cidades mais seguras do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas de Petrópolis e Teresópolis.

A estruturação do Atlas foi feita com a avaliação das cidades brasileiras que apresentavam mais de 100 mil habitantes, totalizando 310 municípios no estudo. Nova Friburgo se destaca ainda no cenário nacional, ocupando a 82ª posição no quesito das cidades menos violentas do Brasil.

O Atlas da Violência avaliou um total de 309 cidades de médio e grande portes todas elas acima de 100 mil habitantes. Para realizar o levantamento, o Ipea e o FBSP levaram em conta a taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Friburgo registrou uma taxa de 19,4 homicídios por 100 mil habitantes. Os dados são do último estudo do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, de 2016.

Pelo Atlas da Violência, a primeira colocação no ranking geral ficou com a cidade de Brusque, em Santa Catarina. O município tem taxa de 4,8 homicídios por 100 mil habitantes. A segunda colocação ficou com Atibaia, em São Paulo, com taxa de 5,1. Em seguida vieram Jaraguá do Sul (SC), com 5,4; Tatuí (SP), com 5,9; e Varginha (MG), com 6,7.

No Estado do Rio, a cidade menos violenta do Estado do Rio é Petrópolis, com taxa de 10 homicídios por 100 mil habitantes. Teresópolis registrou 13,2. A cidade do Rio de Janeiro aparece com 34,9 homicídios por 100 mil habitantes.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, (Acianf), Julio Cordeiro, exultou o fato de as três cidades do Mercoserra encabeçarem a lista do Estado do Rio. “Isso é excelente e oportunidade de novos negócios”, comentou.

A lista completa pode ser visualizada no site oficial do Atlas da Violência.