Comemorações pela vinda dos suíços para Nova Friburgo

Comemorações pela vinda dos suíços para Nova Friburgo

No dia em que se comemora a chegada dos suíços em Nova Friburgo, 16 de novembro, também foi realizado o encerramento das comemorações iniciadas na última quinta-feira, 14, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Neste sábado, na sede da Afape – Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando –, autoridades e personalidades friburguenses prestigiaram o momento.

Um dos ápices da cerimônia foi a apresentação dos símbolos que marcam a vinda dos suíços para a cidade. Foram o desfraldar de uma grande bandeira, com a junção da bandeira brasileira com a bandeira suíça, e o sino. Ambos marcam a união dos povos.

O sino foi trazido pelos caminhantes que fizeram o “Caminho dos Imigrantes”. Mas a ideia inicial era que saíssem de Castalha, em Cachoeiras de Macacu, em direção a São Lourenço. Entretanto, por condições climáticas não favoráveis, a caminhada foi reduzida de São Lourenço à Afape, localizada na Via Expressa.

Em seu discurso, o prefeito Renato Bravo relembrou, emocionado, os ensinamentos deixados por sua avó, porque possuía origem suíça, e concluiu falando da importância dos suíços para a construção de Nova Friburgo.

“Muita alegria e muita emoção nesse encontro que comemora a integração com a Suíça. Esse momento especial em que recebemos, há 200 anos atrás, a chegada dos suíços em nossa cidade, que nos ajudaram muito a construir a bela Nova Friburgo”.