Campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até 30 de novembro

Campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até 30 de novembro

Começou no dia 1º e vai até o dia 30 de novembro a a segunda etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa. Nesta campanha, deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. O Estado do Rio de Janeiro está há 22 anos sem o registro da doença em seu rebanho e tem hoje o status de área livre de aftosa com vacinação.

O avanço do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa depende do atendimento às ações previstas no Plano Estratégico para a doença que compreende o período de 2017 a 2026 e ele contempla a obtenção de índices de vacinação superiores a 90% nas etapas de maio e novembro.

O superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha.

“Os criadores devem estar atentos aos prazos para a imunização e declaração da vacinação junto à defesa agropecuária, pois só assim evitarão a multa e a interdição de suas propriedades”, informou.

Ele acrescentou que hoje, os controles da defesa agropecuária estadual vão desde a distribuição, o estoque e a revenda de vacinas, pelas lojas licenciadas, até a vacinação assistida em propriedades consideradas de maior risco sanitário. Portanto, é fácil identificar e aplicar as penalidades previstas na legislação para os criadores que deixarem de vacinar seus rebanhos.

Após a vacinação é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais onde esta localizada a propriedade.