O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

RJ: Semana do Natal será marcada por chuva com início do verão

Um novo sistema de baixa pressão atmosférica irá se formar na altura da costa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo e provocar muita chuva ao longo desta semana de Natal. Os volumes elevados poderão causar alagamentos e deslizamentos de terra.

O pior da chuva no estado do Rio de Janeiro será na quinta-feira, 23 de dezembro, aponta o Clima Tempo. Os temporais serão persistentes, com alta chance de inundações e queda de barreiras. A chuva forte deve persistir em todo o estado pelo menos até à noite.

Ao longo do amanhecer do dia 24 de dezembro, as áreas de instabilidade perdem força de forma gradativa. O dia ainda pode começar com chuva fraca no estado, inclusive na capital, mas que deve cessar até meados da tarde. No entanto, o predomínio ainda será de céu bastante encoberto.

No dia 25 de dezembro, dia de Natal, a tendência ainda é de muita nebulosidade e poucas aberturas de sol no estado do Rio de Janeiro, devido à influência dos ventos que sopram do oceano.

Início do verão

O verão no Hemisfério Sul se inicia às 12h59 desta terça-feira (21/12) e se estende até 12h33 do dia 20 de março de 2022. O fenômeno La Niña que se reconfigurou na primavera continua ativo e vai influenciar a nova estação. A estação é caracterizada pela elevação da temperatura em todo país em  função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, ou seja: condições favoráveis à chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas. Nessa estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país.

Veja também
error: Content is protected !!