O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Brasil se consolida como líder mundial na produção agrícola

Superando os Estados Unidos, segundo Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja, o Brasil se tornou líder na produção de soja e está colhendo uma safra aproximada a 140 milhões de toneladas, 700 vezes maior que a safra colhida em 1959/1960.

Para a próxima década, a expectativa de aumento do cultivo de soja, sem realizar desmatamentos, segundo o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), é de 27% na produção de grãos (soja e milho, principalmente).

A soja é considerada o grão do século, por ser de grande versatilidade de uso na hora da alimentação humana, animal e na produção de biocombustíveis, a tornando única, e firmando o sucesso desse grão.

Entretanto, em 2020, os produtores agrícolas enfrentaram seguidas estiagens, uma das razões da atual crise hídrica, e o quadro se agravou com as geadas do último mês de julho. O cenário tem levado líderes de cooperativas a distribuírem informações sobre seguro e crédito rural, dialogando com instituições financeiras.

O crédito rural permite que os produtores possam investir em melhorias e tecnologia na sua propriedade, como a construção de silos, armazéns e investimentos em maquinários, como tratores, pulverizadores e colheitadeiras.

Nos dois primeiros meses de operação do Plano Safra 2021/2022, houve um aumento nas contratações de crédito rural de 36%, e somaram R$ 64,11 bilhões em financiamentos. Demonstrando ser um segmento em expansão, e altamente rentável, o agronegócio é um setor que tem o intuito de realizar os sonhos dos produtores rurais que almejam expandir seus negócios.

Veja também
error: Content is protected !!