O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Muros de contenção podem virar painéis artísticos em Nova Friburgo

Muros de contenção podem virar painéis artísticos em Nova Friburgo

Há pouco mais de dez anos, no dia 11 de janeiro de 2011, a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro era devastada pela chuva que culminou na tragédia climática de 2011. Foi a maior catástrofe ambiental do Brasil causada por fatores climáticos, somando mais de 918 mortes, 200 desaparecidos e 30 mil desabrigados.

Um projeto muito bacana desenvolvido por artistas urbanos quer, literalmente, apagar as cicatrizes causadas pela tragédia climática de 2011. O projeto “Apagando Cicatrizes” visa criar enormes painéis artísticos em Nova Friburgo, utilizando como suporte os muros de contenção, paredes cegas e empenas espalhadas pela cidade, como um meio de revitalização e potencialização para a cultura e turismo.

Mas para conseguir que o projeto seja autorizado, a Prefeitura de Nova Friburgo pede a aceitação pública para dar aval aos painéis artísticos pela cidade. Por isso, o friburguense que se encantou com o projeto “Apagando Cicatrizes”, pode ajudar CLICANDO AQUI e votando para que essa ideia seja aceita, dando assim, uma oportunidade de inserir mais vida pela cidade.

Apagando Cicatrizes

Após a ação da natureza ocorrida em 2011, diversos muros de contenção foram construídos nos locais afetados pelo deslizamento de terra, deixando na natureza e para a cidade uma grande marca, uma espécie de cicatriz, que por vezes funcionam como gatilhos, desencadeando nas pessoas lembranças de dor e tristeza. Tais recordações acontecem com frequência, segundo relatos da população, pois se deparam a todo o momento com grandes muralhas de concreto que interferem diretamente na beleza natural da cidade.

Muro de contenção pode virar painéis artísticos em Nova Friburgo

Visando contribuir com o bem estar, com o resgate da autoestima e a valorização da população, o intuito do projeto “Apagando Cicatrizes” é de minimizar o impacto visual que os muros causam na paisagem urbana, transformando as contenções em painéis narrativos artísticos em grande escala.

Tomando como exemplo cidades como Lisboa, Miami, Amsterdam entre outras do cenário internacional, que já utilizam de projetos envolvendo muralismo como ferramenta de revitalização e reintegração de locais estratégicos, o projeto tem como intuito replicar as melhores práticas desenvolvidas em tais projetos, com dimensões e impactos locais.

Muralismo

A ferramenta do muralismo traz a possibilidade de interação com todas classes sociais, trazendo de forma justa acesso a cultura e arte a todos. O termo muralismo, ou pintura mural, foi cunhado a partir das pinturas feitas no início do século 20, no México. Esses trabalhos eram realistas e monumentais. Contudo, a pintura feita sobre paredes é uma técnica antiga. É uma forma de arte pública, como o grafite, porém, diferentemente deste, tem estreita relação com a arquitetura, podendo explorar o caráter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova área de espaço.

Há dez anos, chuva devastava a Região Serrana na tragédia climática de 2011

Veja também
error: Content is protected !!