O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Comércio de Friburgo vai funcionar até 22 horas no período de Natal

Comércio de Friburgo vai funcionar até 22 horas no período de Natal

Até dia 24 de dezembro, véspera de Natal, as lojas de Nova Friburgo, na Região Serrana, estão autorizadas a permanecer abertas até às 22 horas. Também podem funcionar até 22 horas nos domingos 15 e 22 e a partir das 9 horas nos dias 16 e 23, segundas-feiras, quando normalmente é respeitada na cidade a Semana Inglesa. A permissão consta da convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo, que prevê, no entanto, assinatura de termo de adesão para ampliação do horário em dezembro.

“O termo de adesão visa a regulamentar a abertura das lojas em datas e horários diferenciados, o que se aplica a feriados e aos períodos anteriores aos Dias da Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e ao Natal. Ao assiná-lo, a empresa pactua que seguirá integralmente a nossa convenção”, explica Braulio Rezende, presidente do Sincomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.

Ele lembra que o horário especial de Natal, conforme a cláusula décima primeira da convenção coletiva, vigora desde o início do mês e que, do dia 02 ao dia 11, o comércio pôde funcionar até 20 horas. Na opinião de Braulio Rezende, a medida beneficia tanto o comércio quanto os consumidores.

“Em dezembro, com o acúmulo de compromissos, quase ninguém dispõe de tempo para ir às compras durante o expediente comercial. Além de friburguenses e moradores da região vizinha, nossas lojas atraem consumidores de lugares mais distantes, como Campos, Itaperuna, Itaocara, Miracema, Rio das Ostras etc. Todas essas pessoas aproveitam o horário estendido”, acentua o presidente, esclarecendo que o fluxo de moradores de outros municípios a lojas de Nova Friburgo é comprovado pelas consultas realizadas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), departamento da CDL.

Braulio revela ainda que enviou ofício ao comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Paulo Roberto das Neves Junior, solicitando reforço no policiamento das ruas em dezembro, de modo a aumentar a segurança do comércio que atende em horário ampliado e dos consumidores que compram seus presentes de Natal nas lojas da cidade.

“O policiamento ostensivo se torna indispensável nesta época do ano, já que habitualmente cresce o movimento nas ruas, no comércio e nas agências bancárias, e os consumidores passam a circular com mais dinheiro e sacolas de compras. Estamos certos de que o 11º BPM, que tem sido nosso parceiro, em 2019 novamente se mostrará sensível ao nosso pleito”, conclui Braulio Rezende.

Empresas apoiam a informação de qualidade

Veja também
error: Content is protected !!