O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Municípios se reúnem no encontro do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana

Petrópolis foi a cidade escolhida para abrigar a nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana. A proposta de trazer a sede do Cis-Serra para a cidade Imperial foi apresentada pelo prefeito interino Hingo Hammes e pelo secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, em reunião com prefeitos e representantes de outros 11 municípios da região no dia 27 de agosto, em Itaipava.

A transferência da sede foi aprovada por unanimidade e é o primeiro passo dentro do processo de reestruturação do Consórcio de Saúde entre os municípios. Hoje a sede está instalada no município de Cordeiro.

O CIS-Serra foi criado em 2004 com o objetivo de fortalecer as ações de Saúde entre municípios, como compra de insumos e prestação de serviços.

“Agradecemos a todos os prefeitos e representantes pela confiança em transferir a sede para Petrópolis. Temos muitas demandas em comum, que começaram a ser discutidas hoje aqui. Esta união entre os municípios é fundamental, pois nos fortalece. O consórcio é um instrumento importante na busca por melhorias na estrutura da rede de saúde, para que possamos fazer as coisas saírem do papel de forma mais ágil”, destacou o prefeito Hingo Hammes.

Durante o encontro, representantes das prefeituras trocaram informações sobre serviços prestados na rede pública de Saúde e destacaram a importância da instalação de um hospital para tratamento de pacientes oncológicos na região.

O encontro teve a presença de prefeitos, secretários de Saúde e representantes de 11 municípios: Nova Friburgo, Teresópolis, Sumidouro, Bom Jardim, Casemiro de Abreu, Duas Barras, Macuco, Cantagalo, Cordeiro, São José do Vale do Rio Preto e Trajano de Moraes, além de integrantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ).

“Tivemos hoje uma reunião bastante produtiva em que todos concordaram com a escolha de Petrópolis para receber a nova sede e em que ainda demos andamento às discussões importantes neste processo de reconstrução do consórcio, como, por exemplo, a eleição da nova mesa diretora – que ocorrerá no fim do ano – a importância dos aportes financeiros do Estado e ainda sobre as melhorias nas prestações de serviços”, explica o vice-presidente regional do Cosems, e secretário de Saúde de Bom Jardim, Wueliton Pires.

Durante o encontro foram discutidas questões como Hospital do Câncer, vacinação contra a covid-19 e principalmente a reestruturação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (Cis-Serra), que tem como principal objetivo unir as cidades do interior para facilitar que as verbas sejam pleiteadas junto aos governos estadual e federal e assim desenvolver diversas ações, além dos planos de pactuação que já existem.

Representantes dos municípios voltarão a se encontrar para discutir a implementação de melhorias na rede da Saúde no dia 1º de outubro no município de Bom Jardim.

Veja também
error: Content is protected !!