O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Estado auxilia cidades do Noroeste Fluminense atingidas por enchentes

Estado auxilia cidades do Noroeste Fluminense atingidas por enchentes

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Bruno Dauaire esteve no Noroeste Fluminense nesta segunda-feira (22) para acompanhar de perto o trabalho de assistência às pessoas atingidas pelas cheias dos rios Carangola, Itabapoana e Muriaé. Equipes da pasta atuaram desde o final de semana em Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e monitoram a situação dos demais municípios da região.

Em Porciúncula, onde mais de 80% da população foi impactada diretamente pela enchente do Carangola, devido às fortes chuvas que atingiram o estado de Minas Gerais. Natividade decretou estado de emergência na noite de sábado, 20/2. Os rios voltam a normalidade nas cidades. Bruno Dauaire se reuniu com o prefeito Léo Coutinho e colocou a secretaria à disposição para auxiliar.

“Desde o primeiro momento, orientei a secretaria para priorizar o trabalho de assistência a essas famílias atingidas pela enchente na região. De imediato, enviamos materiais mais urgentes, como produtos de higiene pessoal. Também estamos colocando à disposição o cofinanciamento federal para o Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências, além dos benefícios socioassistenciais que poderão ser direcionados às famílias em situação de vulnerabilidade”, afirmou Bruno.

De acordo com informações repassadas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Ação Comunitária e Habitação de Porciúncula, a inundação deixou 126 famílias em situação de vulnerabilidade social e foram instalados quatro abrigos provisórios. Já em Bom Jesus do Itabapoana, segundo a prefeitura, há um total de 53 desalojados e 13 famílias desabrigadas. No momento, dois abrigos provisórios estão em funcionamento.

A secretaria também está em contato com autoridades e monitora a situação de outras cidades atingidas pelas cheias dos rios, como Natividade, Itaperuna, Italva e Cardoso Moreira. A orientação para a população é para em qualquer situação de emergência entre em contato com a Defesa Civil através do número de telefone 199.

Rio Muriaé - Itaperuna RJ

Veja também
error: Content is protected !!