O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Outono, a estação aconchegante da Serra Fluminense

Para a coluna de hoje, vamos falar da estação que acabou de chegar e que é outono a estação que sucede o do verão e antecede o inverno. Em áreas com climas temperados ou subtropicais, é caracterizada por uma queda gradual da temperatura, as folhas das árvores ficam amarelas e começam a começam a cair, indicando a passagem da estação. Já em áreas tropicais, as mudanças são mais sutis, não havendo alteração drástica na flora. Para nós no hemisfério sul, o outono começa no dia 20 de março e acaba no dia 20 de junho.

É nesta estação que os dias passam a ficar mais curtos e as noites por consequência, mais longas. Podemos ter dias quentes e noites mais amenas para frias, anunciando o inverno.

Para a natureza é a época de preparação para o inverno, onde os animais já passaram pelo período reprodutivo e de acasalamento, as aves que migraram mais para o sul vão embora em busca de regiões mais quentes. Muitas plantas começam a preparação para o momento de descanso, algumas chegando a “murchar ou parecerem mortas”, sendo uma maneira de aguentar o inverno, que vem logo depois.

Apesar das plantas se prepararem para o descanso, essa estação também é conhecida como estação das frutas, tais quais abacate, banana, caqui, coco, figo, goiaba, graviola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, pera e uva. O outono é conhecido como a estação das frutas, uma vez que muitas espécies, de climas mais temperados e frios, tem o ápice de suas safras nessa época do ano.

Não é uma estação conhecida pelas chuvas intensas, já que a queda de temperatura também influencia. Com isso anuncia belos céus estrelados e limpos a noite e pela manhã podem ocorrer cerrações. Nessa época, o céu noturno pode ser o cenário ideal para astrografia. Apesar disto, no extremo norte das regiões Norte e Nordeste, há o início do período chuvoso, com índices que podem ultrapassar 700 mm.

O outono é uma estação elegante nas regiões de clima temperado, onde o verde predominante da natureza vai lentamente se tornando vermelho-amarronzado, laranja e amarelo, o que também tem sua beleza, e para quem é fotografo, rende altos clicks com essa palheta de cor predominante, além de possuir dias claros e limpos. Nas regiões tropicais, essa mudança de coloração não é acentuada, mas em função da existência de espécies exóticas, típicas de clima temperado, utilizadas em projetos de urbanização, esse cenário pode ocorrer em algumas cidades do sudeste e sul brasileiros.

É durante o outono que ocorre ao que conhecemos como friagem na Amazônia, fenômeno climático que provoca uma queda repentina nas temperaturas na costa oeste do Brasil. Origina-se da massa polar atlântica e entra em território brasileiro no outono.

Para nós da região serrana, é a hora de subir a serra e curtir o friozinho, que ainda está ameno e aproveitar o céu noturno limpo para observação dos astros. E aí, você curte essa estação ou prefere algo mais frio ou calor?

Veja também
error: Content is protected !!