O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Terceira dose da vacina anticovid é confirmada a partir de setembro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou nesta quarta-feira (25) a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos. A aplicação começará no próximo dia 15 de setembro.

Na semana passada, Queiroga já havia confirmado a terceira dose da vacina anticovid e que começaria a ser aplicadas nos grupos prioritários, entretanto, não havia anunciado uma data para o início da vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, também a partir de 15 de setembro, a aplicação da segunda dose dos imunizantes da Pfizer e AstraZeneca será encurtada das atuais doze semanas para oito semanas.

Queiroga disse que a escolha da data é porque até setembro, toda a população acima de 18 anos no Brasil já terá sido imunizada com ao menos com a primeira dose da vacina.

Será preciso ter atenção nas datas das doses anteriores. No caso dos idosos, é necessário um espaço de seis meses de intervalo da segunda dose para que a imunização extra funcione. Os primeiros a receber os imunizantes são os maiores de 80 anos. Já os demais idosos, com a segunda dose datada há 21 dias, poderão receber o reforço a partir da segunda quinzena de setembro.

O objetivo da antecipação da segunda dose é, segundo Queiroga, diminuir a disseminação da variante Delta do coronavírus no Brasil, pois estudos já mostram que a primeira dose das vacinas não tem eficácia suficiente para prevenir a variação.

Imunidade contra Covid cai seis meses após vacinação, aponta estudo britânico

Veja também
error: Content is protected !!