O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

Terceira dose da vacina anticovid é confirmada a partir de setembro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou nesta quarta-feira (25) a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos. A aplicação começará no próximo dia 15 de setembro.

Na semana passada, Queiroga já havia confirmado a terceira dose da vacina anticovid e que começaria a ser aplicadas nos grupos prioritários, entretanto, não havia anunciado uma data para o início da vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, também a partir de 15 de setembro, a aplicação da segunda dose dos imunizantes da Pfizer e AstraZeneca será encurtada das atuais doze semanas para oito semanas.

Queiroga disse que a escolha da data é porque até setembro, toda a população acima de 18 anos no Brasil já terá sido imunizada com ao menos com a primeira dose da vacina.

Será preciso ter atenção nas datas das doses anteriores. No caso dos idosos, é necessário um espaço de seis meses de intervalo da segunda dose para que a imunização extra funcione. Os primeiros a receber os imunizantes são os maiores de 80 anos. Já os demais idosos, com a segunda dose datada há 21 dias, poderão receber o reforço a partir da segunda quinzena de setembro.

O objetivo da antecipação da segunda dose é, segundo Queiroga, diminuir a disseminação da variante Delta do coronavírus no Brasil, pois estudos já mostram que a primeira dose das vacinas não tem eficácia suficiente para prevenir a variação.

Imunidade contra Covid cai seis meses após vacinação, aponta estudo britânico

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais