O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Friburgo confirma variantes Delta e Gama; cepas são mais contagiosas

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, detectou seis novos casos de variantes da Covid-19 na cidade. Sendo que pela primeira vez foram registrados infectados com a cepa Delta, que é considerada mais contagiosa.

Da variante indiana, B1.617-2 (Delta), foram identificados quatro casos, dois homens e duas mulheres, com idades entre 01 e 49 anos, dos bairros: Cascatinha, Nova Suíça, Olaria e um endereço não identificado.

Também foram encontrados dois novos casos da brasileira P1, denominada Gama, um homem e uma mulher de 30 a 49 anos. Esses são moradores de Conselheiro Paulino e Loteamento São Jorge.

Os casos foram descobertos após o sequenciamento genômico feito pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ) com as amostras coletadas e enviadas à capital pelo município. É importante ressaltar que todos os contaminados tiveram os sintomas em junho e julho, e todos eles já passaram pelo período de infecção.

A Vigilância Epidemiológica de Nova Friburgo realizou o contato com alguns desses pacientes e todos eles estão bem. Lembrando que é necessário manter as medidas restritivas para frear a contaminação pela Covid-19, através do uso de máscara da forma correta, higienização correta das mãos com álcool em gel e o distanciamento físico. Além, é claro, da vacinação de primeira e segunda dose para completar o esquema de imunização.

Criança de 5 anos é diagnosticada com a variante Delta em São Sebastião do Alto

Variante Delta

Diante de uma nova onda de infecções de covid-19 ocasionada pela variante Delta em países de todo o mundo, especialistas em doenças estão se apressando para descobrir se a versão mais recente do coronavírus está deixando as pessoas mais doentes do que antes, sobretudo as não-vacinadas.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) alertou que a Delta, identificada primeiramente na Índia e hoje predominante em todo o globo, é “provavelmente mais severa” do que versões anteriores do vírus, de acordo com um relatório interno divulgado em 30 de julho.

Nenhuma vacina oferece proteção de 100% contra doenças, mas reduz — e muito — as chances de infecção, hospitalização e mortes

De acordo com especialista americanos, a variante Delta é tão contagiosa quanto a catapora e muito mais do que a gripe ou o resfriado comuns, segundo o relatório do CDC. Um estudo recenete revelou que a cepa praticamente dobrou o risco de hospitalização na comparação com uma versão anterior.

A maioria das hospitalizações e mortes por coronavírus nos EUA está ocorrendo em pessoas que não foram vacinadas, mas há indícios de que as vacinas são menos eficazes em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, incluindo os idosos.

Para indivíduos vacinados e de resto saudáveis, as chances são de que, se contraírem a Covid-19, só terão uma doença assintomática ou amena, disse o doutor Gregory Poland, especialista em doenças infecciosas da Clínica Mayo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais