O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Furnas realiza manutenção em Sistema de Transmissão de 345 kV Campos – Macaé

Furnas está realizando mutirão para a troca de 90 cadeias de isoladores, com peso de 110 quilos, cada, em 40 torres da Linha de Transmissão (LT) 345 kV Campos – Macaé 1, de 21/6 a 03/07, entre os dois municípios do interior do estado do Rio de Janeiro. O trabalho será executado por cerca de 30 profissionais e consiste na troca dos componentes sem afetar a transmissão de energia, ou seja, a manutenção é feita com a linha de transmissão energizada.

A cadeia de isoladores é uma parte fundamental para o adequado funcionamento da linha de transmissão, pois além de sustentar o cabo que conduz a energia, ela também é responsável por separar a parte energizada (cabo) da parte desenergizada (torre). Com a substituição programada dos isoladores, FURNAS pretende aumentar a disponibilidade da LT evitando desligamentos por falhas e evitando também o desligamento programado, pois fará a manutenção utilizando a técnica de manutenção em linha viva.

Para a realização da mesma manutenção com a linha desenergizada, seriam necessários desligamentos por vários dias dessa importante linha de transmissão de energia, o que tornaria inviável sua execução tendo em vista a necessidade de atendimento à transmissão de energia elétrica.

A chamada “manutenção em linha viva”, que completa 51 anos em 2021, foi trazida dos Estados Unidos pela empresa Chance e representou importante avanço tecnológico para o setor elétrico brasileiro. “Antes, uma operação do tipo exigia a interrupção do fornecimento de energia, podendo deixar municípios e milhares de pessoas sem energia. Com a nova técnica, isso não foi mais necessário, trazendo maior confiabilidade para o setor elétrico e benefícios para a sociedade”, explica o engenheiro eletricista Gerson Resende, do Departamento de Linhas de Transmissão de FURNAS.

Furnas realiza manutenção em Sistema de Transmissão

A iniciativa também permitiu a especialização dos profissionais eletricistas de linha de todo o setor elétrico, que passaram a exercer funções e tarefas mais técnicas e com alto nível de segurança. Por conta da importância, da qualidade e dos riscos inerentes à atividade, FURNAS também se consolidou como referência para as demais empresas do setor, e passou a fornecer consultorias para outras empresas do mercado de energia.

A partir da experiência bem-sucedida de FURNAS, as demais empresas de transmissão do país, como Chesf, Cemig, Copel, Eletrosul e Eletronorte, também passaram a treinar seus eletricistas e adotaram a aplicação da técnica. “Além do aumento da confiabilidade do sistema elétrico, ao disponibilizar maior fornecimento de energia aos consumidores sem interrupções, a metodologia mostrou-se mais técnica, qualificada e segura”, reforça Gerson Resende.

Com o decorrer dos anos, a manutenção de linha viva evoluiu, desde as técnicas adotadas até os critérios de segurança, formação e qualificação dos eletricistas. “O ineditismo de FURNAS e as primeiras experiências foram fundamentais para as práticas adotadas no mercado hoje. FURNAS atualmente executa a atividade em LTs de 138, 230, 345, 500, 600 e 750 kV”, conclui Ricardo Abdo, gerente do Departamento de Linhas de Transmissão de FURNAS.

Veja também
error: Content is protected !!