O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Único tomógrafo da cidade de São Fidélis encontra-se quebrado há meses

Único tomógrafo da cidade de São Fidélis encontra-se quebrado há meses

Em meio a uma pandemia terrível contra o novo coronavírus, São Fidélis, no Norte Fluminense, fica mais uma vez para trás quando o assunto é responsabilidade e bom uso do dinheiro público recebido para investimentos no setor da saúde na cidade. Segundo denúncias de fidelenses nas redes sociais, São Fidélis está há meses com o único tomógrafo da cidade quebrado.

Como o coronavírus tem como alvo principal o sistema respiratório, imagens de tomografia computadorizada do tórax (pulmões) tem se mostrado uma aliada fundamental dos profissionais da saúde e dos pacientes, pois seus resultados podem contribuir de forma determinante no direcionamento precoce da conduta médica dos pacientes.

O único tomógrafo disponível na cidade de São Fidélis encontra-se quebrado há meses. Como se não bastasse as denúncias de mal uso do dinheiro público, pacientes fidelenses estão precisando se deslocar para outros municípios por não ter a opção de fazer o procedimento na própria cidade.

Segundo informações apuradas, o tomógrafo seria alugado, mas mesmo assim fidelenses cobram atitudes das autoridades nas redes sociais. “Estamos pagando com a vida! Quero crer que pela incompetência dos outros e não por mau caratismo ou desonestidade” – escreveu um cidadão da ‘cidade poema’.

A tomografia computadorizada detecta a pneumonia em pacientes considerados altamente suspeitos (mas ainda sem confirmação laboratorial), ajudam na avaliação da magnitude da pneumonia e acompanham a evolução do quadro respiratório (pneumonia) em pacientes com confirmação laboratorial da Covid-19.

Aventais descartáveis

O Serra News havia publicado que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou inquérito civil público para apurar a legalidade da dispensa de licitação no procedimento para a compra de aventais descartáveis pelo município de São Fidélis. Além da aferição de direcionamento da licitação, a Promotoria apura o quesito sobrepreço/economicidade na aquisição dos itens.

De acordo com a Promotora de Justiça Olívia Motta Venâncio Rebouças, o inquérito foi instaurado após o recebimento de comunicação via Ouvidoria/MPRJ, dando conta de possíveis ilegalidades na aquisição de aventais, precisamente no procedimento 113/20 e Pregão Presencial 030/2020. Através desse procedimento, o município de São Fidélis adquiriu 2 mil unidades de aventais descartáveis por R$ 101 mil, o que indica valor de R$ 50,50 pelo pacote.

https://www.instagram.com/p/CMnW6g5BtVI/

Verba da Covid-19

No início de março, o deputado estadual Filippe Poubel esteve em São Fidélis para fiscalizar o dinheiro público e protocolar um ofício com pedido de informações acerca de todo o processo licitatório que envolveu o uso da verba destinada pelo Estado ao município para combate à Covid-19. De acordo com a publicação no Facebook, o deputado estadual afirma que São Fidélis têm fortes indícios de superfaturamento e desvio de dinheiro público, e se forem confirmados, os responsáveis terão que pagar, afirma ele.

https://www.facebook.com/filippepoubel/videos/1179108852531506/

Em junho de 2020, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Campos dos Goytacazes, chegou a instaurar um procedimento administrativo para apurar informação de que o município de São Fidélis recebeu verba do Estado para a construção de centro de triagem para Covid-19 e não o fez.

Esquema de combustíveis

Em setembro do ano passado, um servidor público apontou um suposto esquema de combustíveis na Prefeitura de São Fidélis. Carros da Prefeitura de São Fidélis jogados como sucatas em depósitos estariam constando como abastecidos diariamente com dinheiro do contribuinte. O sistema de abastecimento é terceirizado com a Prime, empresa investigada pela Polícia Federal em Cabo Frio (RJ). O caso está denunciado no Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE-RJ), que investigam o caso.

Veja também
error: Content is protected !!