O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Museu Fazenda que conta a história de Bom Jardim é reaberto ao público

Museu Fazenda que conta a história de Bom Jardim é reaberto ao público

O Museu Fazenda Bom Jardim, na Região Serrana do Rio, foi reaberto ao público. O local, que deu nome à cidade serrana, traz lembranças do século XIX, na era da plantação de café no Brasil. A reabertura, que aconteceu no último dia 5 de março, marca os 128 anos de Bom Jardim.

De acordo com a Prefeitura, o museu histórico ficou fechado por dois anos para readequação ao novo conceito, com mais conteúdo e recursos didáticos, e também em razão da pandemia.

A visitação é gratuita, no entanto, também devido à pandemia, o espaço recebe apenas grupos pequenos, com no máximo 20 pessoas. Para visitar o Museu Histórico da Fazenda Bom Jardim é preciso fazer agendamento pelo telefone (22) 2566-2236.

Marco para a economia

Museu Fazenda Bom Jardim, RJ, mostra o marco da economia da cidade com a produção de café — Foto: Divulgação

A Fazenda Bom Jardim foi um marco para a economia da cidade. Desde 1798 aproximadamente, o café começou a despontar na região. Mas foi a partir da instalação da fazenda, com novos maquinários e uma estrutura mais moderna para produção do grão, que a cidade se destacou no ramo cafeeiro.

Por causa da fazenda, a cidade passou a se chamar Bom Jardim e, boa parte do que se desenrolou na economia e na política do município desde a criação, está no acervo do museu.

Interior do Museu Fazenda Bom Jardim

Em cada cômodo do casarão foi criado um espaço para abordar temas específicos. Logo de cara, o visitante vai encontrar a sala do café cheia de referências sobre como começou o cultivo nas terras de Bom Jardim. Os equipamentos, ferramentas, entre outros.

Nas salas, documentos históricos, atos políticos e até a religiosidade do povo estão retratados e expostos. Tudo no interior da casa tem o objetivo de fazer o visitantes voltar ao passado.

A sala de jantar foi reconstruída e cada detalhe remanescente foi preservado.

Sala de jantar da Fazenda Bom Jardim, RJ, foi reconstruída e cada detalhe remanescente foi preservado — Foto: Divulgação

Além de preservar a história, o Museu Fazenda Bom Jardim também se conecta com a tecnologia para atrair maior diversidade de público. Em cada sala do museu, equipamentos audiovisuais ou apenas sonoros, narram trechos da história. E pelo site do museu é possível ir além e ter acesso a outros conteúdos.

Fonte: G1

Fazenda São Clemente, em Cantagalo, abriga espécies raras e endêmicas

Veja também
error: Content is protected !!