O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Estado elaborou projeto para construção de um aeroporto em Cantagalo

Estado elaborou projeto para construção de um aeroporto em Cantagalo

A Secretaria Estadual de Transporte chegou a elaborar um projeto para a implantação de um aeródromo no município de Cantagalo em meados de 2000. A área proposta para a construção de um aeroporto em Cantagalo localiza-se junto à rodovia estadual RJ-170, que liga Cantagalo ao 4º distrito, São Sebastião do Paraíba, na localidade conhecida como Bairro Novo Horizonte (BNH).

Na época, as especulações entorno do projeto audacioso eram muitas por meios dos próprios cidadãos cantagalenses, que comentavam que Cantagalo ganharia sim um aeroporto. Mas, infelizmente, o projeto, que no início previa a construção de um aeroporto próximo ao Bairro Novo Horizonte (BNH), depois passou a ser apenas um aeródromo, e não saiu do papel. No entanto, o projeto é datada de 2021 à 2033.

O estudo feito pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, estava relacionado à viabilização do transporte aéreo que iria beneficiar as regiões Serrana e Noroeste Fluminense, principalmente na forte presença industrial na área de Nova Friburgo, bem como na existência de imensas jazidas de calcário na região de Cantagalo, as segundas maiores do país, aliada a presença de fábricas dos maiores grupos cimenteiros do País no município.

O projeto do aeródromo, que seria implantado em Cantagalo, comportaria aeronaves até o porte do Brasília EMB 120 na primeira etapa. Com a execução de revestimento em concreto ou asfalto na pista, táxi e pátio, seria possível operações plenas de aeronaves do porte do fokker-50.

O projeto do aeroporto em Cantagalo previa, ainda, uma pista de pouso com 1.220m x 30m em saibro, e pista de táxi, com dimensões de 45m x 18m. O pátio de aeronaves teria formato retangular, com dimensões de 80m x 60m. Já uma área seria reservada para a construção do terminal de passageiros junto ao pátio de aeronaves.

PAERJ 2017

Projeto para construção de um aeroporto em Cantagalo - RJ

Segundo o relatório da PAERJ 2017 (Plano Aeroviário do Estado do Rio de Janeiro), o município de Cantagalo está situado numa região com características topográficas montanhosas, o que dificultou a seleção de um sítio que atendesse satisfatoriamente aos requisitos necessários para implantação do aeródromo.

O sítio proposto para a construção do novo Aeroporto de Cantagalo, localiza-se na área do próprio Município, junto as rodovias estaduais RJ 160 e RJ 170, a cerca de 8 Km da sede, não contando com aglomerações urbanas no seu entorno.

Os estudos da escolha do sítio aeroportuário para a Região Serrana foram desenvolvidos pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Transportes – SETRANS e do Comando da Aeronáutica, onde se concluiu que a área selecionada em Cantagalo é a única em “condições econômicas” de receber uma pista de pouso e decolagem com 1.200 metros de extensão.

Em 2017, portanto antes de pensar na possibilidade de estarmos vivendo uma pandemia nos dias atuais, havia o planejamento de implantação do Aeroporto de Cantagalo na Fase 2 (2021/2033). A ver se realmente o projeto será levado em frente ou se seguirá como um sonho distante.

Veja também
error: Content is protected !!