O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Friburgo: Vereadora Maiara Felício é vítima de injúria racial nas redes sociais

Nova Friburgo: Vereadora Maiara Felício é vítima de injúria racial

A vereadora Maiara Felício (PT), mais votada nas eleições municipais do ano passado em Nova Friburgo, com 1.870 votos, foi vítima nesta semana de injúria racial nas redes sociais e registrou nesta terça-feira, 9/02, uma ocorrência de injúria racial e difamação na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), para que medidas cabíveis sejam aplicadas, fazendo com que os direitos sejam cumpridos em busca na garantia de segurança. Segundo a Deam de Nova Friburgo, o caso foi registrado como injúria racial e as investigações estão em andamento.

De acordo com a vereadora, os ataques foram feitos após ela se posicionar contra a retomada das aulas presenciais no município. “Me pronunciei sobre o retorno presencial das atividades escolares e fizeram comentários, muitos dos quais com conteúdo de injúria racial. Estive na Deam e registrei a ocorrência, são duas ocorrências, de injúria racial e de calúnia e difamação.A violência tem que ser denunciada, não podemos achar que a internet é terra de ninguém. Muitas vezes as pessoas usam esse meio social para fazer ofensas, mas precisamos denunciar, porque só assim vamos lutar contra essa situação que é o racismo”, desabafou a vereadora.

Depois da manifestação, os comentários feitos nas redes sociais da vereadora foram apagados pelos próprios autores, mas foi possível salvar as informações por meio de prints, que foram apresentados no registro da ocorrência. Em um dos comentários printados a parlamentar é chamada de “negrinha” e é dito que ela “vá tomar banho”.

Segundo a Deam, a investigação ainda está em fase inicial, mas já foram identificados dois nomes, que ainda precisam ser confirmados. Agora, com a identificação dos suspeitos, eles serão localizados e chamados para prestar depoimento. A pena prevista para esses crimes, de acordo com o artigo 140, parágrafo 3, do Código Penal, é de 1 a 3 anos de detenção e multa.

A Câmara de Vereadores, na figura do presidente Wellington Moreira (PSL) se posicionou sobre o caso em uma nota oficial publicada no site do Legislativo: “A Câmara Municipal de Nova Friburgo lamenta o ocorrido e repudia veementemente qualquer tipo de conduta discriminatória seja por raça, credo, cor ou quaisquer outras formas de discriminação. Além disso, o Poder Legislativo Friburguense, na figura de seu presidente, o vereador Wellington Moreira, se solidariza com a parlamentar e se coloca à disposição para ajudar no que for necessário”.

Nova Friburgo entra em bandeira amarela e autoriza aulas presenciais

Veja também
error: Content is protected !!