O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Serra News exibirá documentários da história regional por Janaína Botelho

Serra News exibirá documentários da história regional por Janaína Botelho

O melhor portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro, o Serra News apresentará a partir de março, documentários fascinantes sobre a história da região. Para isso, uma parceria foi fechada com a renomada historiadora Janaína Botelho para a exibição de documentários.

E essa parceria não é por acaso… Enquanto o Serra News fornece a notícia em tempo real para as cidades do interior do estado do Rio de Janeiro, a historiadora apresentará o passado através de uma série de longas-metragens, que promete encantar os internautas.

Pode-se afirmar que muitos acontecimentos do tempo atual são reflexo das ações do homem em seu ambiente natural. O documentário apresentado na estreia no dia 1º de março, às 17 horas, pelo Facebook, será “O Caminho das Águas. Do Caledônia a Atafona”.

Para o documentário de estreia, foram percorridos os municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Macuco, Cordeiro, Duas Barras, Cantagalo, Santa Maria Madalena, Itaocara, São Sebastião do Alto, São Fidélis, entre outros, para mostrar a trajetória dos rios desde a sua nascente até o encontro com o mar.

Serão apresentados os documentários:

  • Nelore Lemgruber
  • Uma visita a Fazenda Sant’Ana
  • O Café de Montanha da Família Erthal
  • Família Moraes, uma linhagem de Fazendeiros
  • Mão de Luva e os Sertões do Macacu
  • Os Coroado e Puri, os povos indígenas da Serra Fluminense
  • Pesca Esportiva no Rio Paraíba do Sul
  • Engenho Central Laranjeiras
  • Fazenda Santa Inês: Trabalho e Fé
  • Cachaça da Quinta
  • Projeto Piabanha: Berçário das Espécies Ameaçadas
  • São Sebastião do Alto: A Mesopotâmia Fluminense
  • São Sebastião do Paraíba: Fé, Tradição e História
  • Outros…

Cronograma de documentários sobre a História da Região Serrana do Rio de Janeiro por Janaína Botelho

Janaína Botelho

A historiadora Janaína Botelho iniciou sua atividade profissional como professora no curso de Direito na UCAM nas disciplinas de História Geral e do Direito Brasileiro, bem como ensinando História da Alimentação na Escola de Gastronomia desta instituição de ensino. Escreveu o livro “O cotidiano de Nova Friburgo no final do século XIX” e igualmente contribuiu com artigos para outras obras que reúnem historiadores de Nova Friburgo. Há doze anos assina uma coluna no jornal A Voz da Serra onde a história da região serrana tem sido o seu objeto.

Historiadora de Nova Friburgo - Janaína Botelho

Uma das razões pela qual Janaína Botelho tem se destacado é o fato de divulgar a história regional, já que os municípios da Região Serrana, Norte e Noroeste Fluminense têm uma trajetória interligada. Este trabalho acarretou o convite da LUAU TV de Nova Friburgo para que a historiadora produzisse documentários sobre a história local e regional. O fruto desta parceria de seis anos gerou um material de áudio visual cujo registro não tem precedentes em qualquer outra região do país.

Historiadores, memorialistas, atores históricos ou seus descendentes deixaram o seu testemunho nos inúmeros documentários produzidos sobre a Região Serrana, que serão retransmitidos aqui pela plataforma Serra News. A paisagem rural, fazendas históricas, a bacia do Paraíba do Sul e muito mais serviu de cenário para mostrar a grandeza destas localidades no passado.

Esta parceria objetiva dar aos nossos seguidores cada vez mais qualidade de informação e melhor conteúdo, como o Serra News têm feito há muito tempo, intercalando conteúdos e levando até o você o melhor do interior do Rio de Janeiro. O que achou? Deixe o seu comentário!

Veja também
error: Content is protected !!