O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Natureza #2: Pequena criatura, Jequitiranaboia é observada em Cordeiro

Nome Científico: Fulgora laternaria
Família: Fulgoridae
Ordem: Hemiptera
Distribuição: América do Sul e em grande parte do território brasileiro; eventualmente também é encontrado em alguns países da América Central.
Alimentação: Néctar das frutas e seiva dos vegetais.
Reprodução: De seus ovos eclodem ninfas, que ao realizarem a última muda completam a metamorfose (que é incompleta como as libélulas). Depois disso, tornam-se adultos alados.

Pequeno, discreto e pouco conhecido, este é o jequitiranaboia, inseto pouco conhecido, mas que quando visto de perto causa curiosidade e estranheza, devido ao seu formato. A sua cabeça lembra a de um jacaré, não apenas pelo formato, mas por possuir falsos dentes. A primeira impressão que temos ao olhar esse inseto é se parece com uma mariposa com cara de jacaré.

Medindo cerca de sete centímetros, é um inseto totalmente inofensivo pois não traz nenhum risco para nós, embora a sua aparência cause algum espanto. Dependendo da região, pode receber diferentes nomes, como jetiranumboia, jitiranaboia, jiquitiranaboia, jequitirana-buia, tiramboia, jaquiranaboia, cobra voadora, cobra aérea e cobra alada.

20210118 211014

Sendo um inseto de hábito noturno, só é possível avistá-lo após o anoitecer. Fato curioso é que, estando em repouso, a jequitiranaboia costuma mover-se para os lados e para trás. Os seus predadores são pássaros, mamíferos (primatas e carnívoros), répteis e anfíbios. Quando abrem suas asas, revelam uma beleza curiosa através de círculos semelhantes a olhos de coruja, como ocorre em algumas mariposas e borboletas. Mas vale ressaltar que esse inseto pertence a uma família diferente (Fulgoridae), que são chamados de insetos-lanterna (sem emitir nenhuma luz) pois costumam ser coloridos e vibrantes, com cabeças avantajadas e alongadas.

Agora que conhecem um pouco sobre o jequitiranaboia, fiquem atentos ao crepúsculo e à noite, pois é quando essas pequenas criaturas, os insetos, costumam ter maior atividade. Observar a beleza, cor e forma de cada um é algo que olhares atentos podem ver, valendo a pena a procura por esses seres fascinantes.

Veja também
error: Content is protected !!