O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cientistas estudam genoma de campista de 110 anos que se recuperou da Covid

Genoma de campista de 110 anos que se recuperou da Covid é estudado

Cientistas do Centro de Pesquisas sobre Genoma Humano e Células-Tronco da Universidade de São Paulo (USP) estão investigando o genoma do campista Davino Cordeiro, de 110 anos, morador do Parque Guarus, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Sr. Davino seria o segundo homem mais idoso do Brasil e se recuperou da Covid-19. Mais velho que ele, somente uma pessoa de 114 anos da Paraíba que também está sendo estudada pela universidade pois, igualmente, se recuperou da doença.

O estudo sobre idosos nonagenários e centenários que se recuperaram da Covid-19 é desenvolvido pelo pós-doutorando da USP, Dr. Matheus Vidigal, sob a supervisão da coordenadora Dra. Myana Zatz.

O objetivo da pesquisa é investigar em nível molecular, variantes genéticas destas pessoas longevas que foram infectadas pelo vírus nesta pandemia. Segundo os pesquisadores, pessoas como seu Davino podem ser a chave de grandes descobertas para o enfrentamento de inúmeras doenças.

Sr. Davino, de 110 anos, saiu do hospital no dia 07 de junho de 2020, recuperado da Covid-19. A equipe do hospital comemorou. Foram 18 dias de internação e, apesar de ter chegado em estado grave, ele não chegou a ficar internado na UTI. Quando perguntado sobre o que fez para viver tantos anos, Davino diz que não se lembra.

Fonte: Terceira Via – Coluna do Balbi

Veja também
error: Content is protected !!