O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Vacina contra câncer de mama é eficaz em 100% dos testes, diz pesquisa

Vacina contra câncer de mama é eficaz em 100% dos testes, afirma pesquisa

Uma vacina contra câncer de mama apresentou eficácia em 100% dos testes, segundo pesquisadores do Harvard’s Wyss Institute. Em um estudo publicado na Nature Communications, o imunizante é baseado em biomaterial que une a efetividade da quimio e imunoterapia.

Nos testes em laboratório, 100% das cobaias com câncer de mama triplo-negativo que receberam a vacina sobreviveram. “Esse tipo de câncer não estimula respostas fortes do sistema imunológico, e as imunoterapias existentes não conseguiram tratá-lo”, disse Hua Wang, coautor do artigo.

O tratamento com quimioterapia produz um grande número de fragmentos de células cancerosas mortas que o sistema imunológico usa para gerar uma resposta específica para cada caso. Fitas de DNA também foram adicionadas à vacina para melhorar a resposta imunológica e impedir que as células se escondam do tratamento.

Chamada de vacina “implantável”, do tamanho de uma aspirina, ela é colocada perto do local do tumor e evita a quimioterapia no corpo todo. E uma vez aplicada, ela faz uma reprogramação do sistema imunológico para atacar as células cancerosas, não só naquele local, mas no corpo inteiro.

“Um dos fatores limitantes críticos no desenvolvimento de vacinas contra o câncer é a seleção de antígenos associados ao tumor, porque atualmente temos apenas uma biblioteca muito pequena de antígenos conhecidos para algumas linhas de células tumorais específicas”, explicou Alex Najibi, pesquisador envolvido no projeto.

A equipe continua trabalhando para explorar a combinação de quimioterapia com vacinas contra o câncer. Os pesquisadores esperam que os estudos compreendam e otimizem o sistema, para que possa ser testado em pacientes humanos em breve.

Veja também
error: Content is protected !!