O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Trabalho de saúde bucal desenvolvido em Cantagalo é referência no RJ

Trabalho de saúde bucal desenvolvido em Cantagalo é referência no RJ

Um trabalho técnico na área de saúde bucal desenvolvido no município de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, entre os anos de 2013 a 2015, pela renomada Drª Aretuza Pires Lattanzi, tornou-se um relato de experiência e pesquisa que recebeu a primeira colocação durante a Jornada Odontológica da Universidade Federal Fluminense, realizada em novembro do último ano.

O trabalho desenvolvido no município foi altamente técnico e inovador. A Drª Aretuza Pires Lattanzi criou o primeiro protocolo de saúde bucal do município de Cantagalo, com base nas diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, mas adequado às características do município. Levantamentos epidemiológicos foram executados para avaliação de indicadores de desempenho. O projeto desenvolvido tornou-se referência e foi reconhecido em todo Estado. Chegou a ser apresentado também, no Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

A Drª Aretuza Pires Lattanzi foi Coordenadora de Saúde Bucal de Cantagalo entre os anos de 2013 a 2015. A pesquisa baseada em relato de experiência em gestão desenvolvida por ela, serve de referência para outros municípios da região e também do Brasil, que almejam alinhar as políticas públicas voltadas para os serviços de saúde bucal.

Trabalho de saúde bucal desenvolvido em Cantagalo é referência no RJ

Pela sua dedicação na área pública de saúde bucal, Aretuza recebeu diversas homenagens, como da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, do Conselho Regional de Odontologia e da Câmara Municipal de Cantagalo. Ela também foi homenageada no Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), assim como no Prêmio Brasil Sorridente.

“Eu tenho muito orgulho desta premiação, pois foi um trabalho realizado com muito amor e dedicação. Hoje, essa pesquisa pode fazer uma diferença enorme nas cidades do Brasil pela eficácia comprovada tecnicamente na área. Faz parte da minha história e compartilho com brilho no olhar” – disse Aretuza Lattanzi ao Serra News.

Veja também
error: Content is protected !!