O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Porto Marinho, em Cantagalo, preserva a tradição do Mineiro-pau

Porto Marinho, em Cantagalo, preserva a tradição do Mineiro-pau

A localidade de Porto Marinho, situada no distrito de São Sebastião do Paraíba, em Cantagalo, possui muitas manifestações culturais que hoje em dia nesse mundo massificado, são cada vez mais raras.

A comunidade preserva, entre outras manifestações da cultura popular, um grupo de Mineiro-pau, que é uma dança executada por homens, adultos e crianças, cada um leva um bastão de madeira. Desenvolvida em círculo ou em fileiras que se defrontam, os dançarinos, voltados de frente para o seu par, realizam uma coreografia totalmente marcada pelas batidas dos bastões.

O Mineiro-pau é uma festa de cores, coreografias, duetos e duelos. Tem cheiro e gosto do interior, de chão de terra batido. As apresentações ocorrem tradicionalmente nas festividades da padroeira da comunidade, Santa Rita de Cássia, acontecendo também em outras localidades, quando o grupo é convidado a participar.

O organizador do Mineiro-pau de Porto Marinho é o Sr. Emário Campos, e é composto em sua maioria pelos agricultores do Arroz Anã de Porto Marinho.

Veja também
error: Content is protected !!