O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Evento online celebra os 155 anos do cantagalense Euclides da Cunha

Evento online celebra os 155 anos do cantagalense Euclides da Cunha

No dia 20 de janeiro é comemorado os 155 anos de nascimento de Euclides da Cunha, o grande escritor cantagalense, autor da obra prima “Os Sertões”. Para comemorar a data, um grupo de amigos unidos por laços que passam pelo interesse na obra euclidiana e ligação com Cantagalo-RJ, terra natal do escritor, organizam um evento virtual para lançamento do livro “Escritos Euclidianos – vol.2”, leituras e conversa sobre a obra euclidiana. A união destas pessoas nasce através das pontes criadas pelo texto euclidiano, convergindo diferentes movimentos, aberto a participação de todos.

O projeto “Escritos euclidianos”, organizado também pelos movimentos euclidianos de Cantagalo em parceria com a Academia Volta-redondense de Letras (AVL), tem a proposta de reunir textos que versam sobre Euclides e sua obra, ou tenham o universo euclidiano como inspiração. O resultado é um livro eletrônico (e-book) distribuído gratuitamente. Neste evento será lançado o segundo volume da série, que conta com a participação do Prof. Leopoldo Bernucci, um dos maiores especialistas da obra Euclidiana, atualmente, do escritor e poeta Marco Lucchesi, atual presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), o premiado escritor Milton Hatoum, entre outros grandes nomes do euclidianismo.

Evento online celebra os 155 anos do cantagalense Euclides da Cunha

O livro poderá ser obtido gratuitamente a partir do dia 20. Para baixar gratuitamente o volume 1 da série acesse https://www.avl.org.br/livros/. O evento Euclides, 155 terá uma mesa que discutirá o legado do texto amazônico de Euclides. Teremos a leitura dramatizada do texto “Estouro da boiada”, trecho icônico de “Os Sertões” com os atores Álvaro Sagulo e Ana Martins e finalizará com leituras e partilhas de textos da obra de Euclides. Veja programação completa abaixo.

O evento é gratuito e será realizado na plataforma Google Meet. Para participar é necessário inscrição prévia para receber o link da sala virtual. As inscrições são feitas somente através do formulário eletrônico no link https://cutt.ly/euclides155. O link da sala será enviado para e-mail cadastrado na inscrição. Será fornecido certificado de participação. Basta solicitar no formulário de inscrição.

Visite o Instagram: @encontroseuclidianos

Programação

19h – Lançamento do livro com a mesa-redonda “O legado dos textos amazônicos de Euclides” | Anélia Pietrani, Fabiana Corrêa e José Huguenin (mediador)

19h50 – Leitura dramatizada do trecho “Estouro da boiada”, de “Os sertões”, como os atores Álvaro Sagulo e Ana Martins.

20h – “Euclides de cabeceira” – Leituras de trechos da obra euclidiana por autores do Volume 2 dos Escritos com comentários. | Igor Ferreira, Léa Costa, Rachel Bueno, Rick da Cunha (mediação).

20h50 – Conversa livre.

Veja também
error: Content is protected !!