O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Casal de idosos de Cantagalo ainda utilizam charrete para locomoção

Casal de idosos de Cantagalo ainda utilizam charrete para locomoção

Manoel Rodrigues, conhecido como Sr. Manoelino, de 70 anos, e sua esposa Maria da Luz, de 64, são os últimos moradores de São Sebastião do Paraíba, 4° distrito de Cantagalo, a utilizarem a charrete como meio de transporte. Eles que são naturais e residem nos arredores de São Sebastião do Paraíba, sempre utilizam a charrete para tudo, inclusive para fazer compras e ir na unidade de saúde da localidade.

A charrete é um meio de transporte que quase não se usa mais devido a outros meios de locomoção mais modernos, como os próprios carros e motos, por exemplo. Mas o Sr. Manoelino e sua esposa dizem que não trocam a charrete por nada. “Talvez daqui alguns anos as próximas gerações não saberão mais o que é uma charrete”, disseram ao repórter Sebastião Paula.

Casal de idosos usam charrete em São Sebastião do Paraíba, em Cantagalo

A charrete é um transporte terrestre movido por tração animal – geralmente cavalos – para a locomoção do próprio homem ou de cargas. A também conhecida carroça, se deu com a evolução dos primeiros vestígios de transportes terrestres encontrados a aproximadamente 4.000 a.C. no Mesolítico da Finlândia e também nas planícies do Oriente.

Nós do @serranewsrj, através do repórter @tiaopaula23, torcemos para que essa tradição não acabe, mas com o desenvolvimento de outros meios modernos de locomoção, a charrete está virando fator cultural. Entretanto, as chamadas ‘charretes motorizadas’ já são utilizadas em algumas cidades do Brasil, como exemplo, a cidade imperial de Petrópolis.

Uso de charretes

O uso de charretes já virou polêmica em algumas cidades, que proibiram o uso da tração animal nas charretes devido denúncias de maus tratos aos cavalos. Porém, são casos distintos no qual o uso de charretes são usados para fins turísticos ou exploratórios. Mas em São Sebastião do Paraíba, em Cantagalo, o Sr. Manoelino e sua esposa Maria da Luz, cuidam do único cavalo como se fosse membro da família.

https://www.instagram.com/p/CKpdg8Aht8U/

Veja também
error: Content is protected !!