O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Ilha dos Pombos: Defesa Civil alerta para transbordamento do Rio Paraíba do Sul

Vazão Ilha dos Pombos: Defesa Civil alerta para o transbordamento do Rio Paraíba do Sul

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro, o Cemaden, emitiu uma nota informativa alertando as secretarias de Defesa Civil dos municípios banhados pelo Rio Paraíba do Sul para o aumento da vazão na usina Ilha das Pombos, que fica no município de Carmo, próximo à divisa com Minas Gerais.

Algumas prefeituras da região, como de São Fidélis e Cantagalo, emitiram nota na tarde deste domingo (27). “Nas próximas horas existe grande possibilidade de aumento das cotas e eventual transbordo no Rio Paraíba do Sul ao longo de todo seu trecho de drenagem no estado do Rio de Janeiro, em decorrência do significativo aumento da vazão” – diz trecho do comunicado.

Segundo a nota, devido ao alto índice pluviométrico na região mineira de Além Paraíba, município que faz divisa com o estado do Rio, a usina terá que aumentar a vazão para 1.500 m³/s. Isso irá provocar um aumento no nível do Rio Paraíba do Sul e eventual transbordo do mesmo ao longo de todo o seu trecho de drenagem no estado do Rio.

Ilha dos Pombos: Defesa Civil alerta para transbordamento do Rio Paraíba do Sul

Transbordamento

A vazão na represa em Ilha dos Pombos, no município do Carmo, aumentará para 1.500 m³/s. A água demora um pouco para chegar no distrito cantagalense de São Sebastião do Paraíba e território de Itaocara, por exemplo, que fica a cerca de 80 quilômetros da represa.

Entretanto, as chuvas locais e o transbordamento de cursos menores já causam o aumento significativo no nível do Rio Paraíba do Sul em localidades. Em Itaocara, por exemplo, ruas mais baixas como a Patápio Silva e São José transbordam com vazão superior a 2.000 m³/s.

https://www.instagram.com/p/CJT9wOyhMhq/

Veja também
error: Content is protected !!