O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Como a estratégia dos 30 segundos pode impactar na sua vida

Metas para 2021? Conheça a estratégia dos 30 segundos

Reta final do ano de 2020 e é bem provável que você já esteja realizando o seu planejamento para 2021. Sim ou não? Se sim, para tudo agora e vem comigo que quero lhe ajudar a ser mais eficaz. E se ainda não, vamos juntos.

Sabemos que hoje não se separa mais vida pessoal de vida profissional, até porquê, a vida é única e acontece agora. Outro ponto importante a ser destacado é que as esferas da vida se interconectam e se influenciam, com base nos princípios da integralidade e do holismo: bem-estar físico, mental, energético, emocional, espiritual e social.

Partindo deste paradigma, não dá para pensar em metas de forma cartesiana, ou melhor dizendo, por partes. Faz sentido? Não adianta colocar metas de ser fitness, se a sua mentalidade não estiver reprogramada previamente, por exemplo. Daí que vem o que muitos chamam de “fracasso” e transformam suas vidas em um muro de lamentações por frustrações.

Primeiro ponto a ser destacado: autorresponsabilidade. Sim, nós somos os responsáveis por tudo o que acontece em nossas vidas. E quando temos clareza disto, a mágica acontece porque entendemos que se não nos movimentarmos em busca do que desejamos, estamos sujeitos a viver o que a sociedade nos coloca. E vou além, se não colocarmos os nossos limites, nos tornamos o limite do outro. E se o outro não tiver limite?

Segundo ponto: saber o que se quer é mais importante do que saber o que não se quer. Ser essência é potência, baby e você só irá viver o extraordinário em altaperformance quando assumir isto, focar na sua trajetória e não se comparar com ninguém.

Terceiro ponto: só se preocupar com o que se pode controlar e gastar energia somente para lidar com fatos palpáveis e não com alucinações mentais. Embaso este ponto com as diretrizes da filosofia dos grandes pensadores e pregadores do estoicismo.

Quarto ponto: escolha qual o problema você quer ter na vida. Aqui entra outra filosofia que é a do essencialismo. Menos é mais e sempre será mais eficaz. Esta é a maior tendência para que possamos ter resultados mais consistentes, satisfatórios e com qualidade.

Quinto ponto: solte e deixe ir tudo o que não está de acordo com os seus valores. E para tanto, três tipos de crenças devem estar bem fortalecidas: identidade (quem eu sou), capacidade (do que sou capaz) e merecimento (o que eu mereço). A base disto? Autoconhecimento, autoaceitação, amor-próprio e autovalor.

Sexto ponto: entenda que vida é um eterno processo evolutivo, por mais que você ainda não perceba claramente. Mas já parou para refletir que o que você desejava ontem, talvez não seja mais o que deseja hoje? Preste atenção nos sinais e seja leve para lidar com isto.

Sétimo ponto: senso de propósito. O que você está fazendo agora lhe conduzirá aos seus sonhos? Se travou aí, repense. Não negocie o que você mais quer na vida por prazeres momentâneos.

Toda decisão tomada no TER e não no SER possui uma grande probabilidade de trazer sofrimento. TER é resultado de um SER com bases sólidas. TER é ego e o ego não é quem você verdadeiramente é. E somente temos a capacidade de discernir isto através de uma vida de consciência e auto-observação constante. Prática diária, amores.

A emoção sequestra a razão e a regra dos 30 segundos é uma estratégia que desenvolvi para exercitar toda vez que “oportunidades” aparecerem em meu caminho. Mas Aretuza, como funciona? Anotem aí: surgiu a tal oportunidade? Não tome a decisão imediatamente. Dos 30 segundos: medite por 10 com exercícios respiratórios profundos e por 20 segundos reflita ao questionar-se com as seguintes perguntas – isto vai me levar ao que realmente desejo para minha vida? Isto está de acordo com a minha essência, com os meus valores e propósitos? O que eu realmente quero?

Claro que em algumas situações é necessário exercitar até por mais dias. Eu já experimentei e coisas que talvez eu dissesse sim na hora, mas quando apliquei esta técnica, percebi que não fazia sentido. Gente do céu, super funciona.

A paz habita na presença e o meu convite para 2021 é autocuidado e foco no processo, celebrando a cada conquista com leveza, alegria e glória E lembrando sempre de se lembrar de nunca se esquecer que o que é sucesso na sua vida só pode ser determinado por você, dentro dos seus valores.

Bem-aventurados os que transformam a arte de viver em um eterno processo de lapidação. Feliz 2021! Beijo no coração e até a próxima coluna. Com amor e carinho, Aretuza!

Veja também
error: Content is protected !!