O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

SAMU Cantagalo recebe duas novas ambulâncias para atendimentos

Formada por oito profissionais atuando na unidade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cantagalo é orgulho para toda a comunidade. Recentemente, duas novas ambulâncias foram enviadas pelo Ministério da Saúde para melhorar a qualidade do serviço na cidade.

O SAMU Cantagalo funciona 24 horas por dia em chamadas de urgência para atendimentos, preferencialmente, em domicílios, mas também auxilia o Corpo de Bombeiros em diversas ocorrências. A cada turno de trabalho a equipe do SAMU Cantagalo conta com um condutor socorrista e uma técnica em enfermagem. Trabalhando em escala de 24 horas por 72 horas de descanso. Ao todo são oito profissionais atuando na unidade.

A qualidade do atendimento, o esforço empenhado e o amor pelo trabalho de salvar vidas fazem do SAMU Cantagalo motivo de orgulho para toda a população. O serviço está sempre na busca de oferecer o melhor atendimento possível e com os novos equipamentos recebidos, a unidade passa a contar com veículos bem equipados e ainda mais modernos.

As duas novas ambulâncias foram enviadas pelo Ministério da Saúde ao município de Cantagalo. Atualmente, a enfermeira Eudimar Mateus é quem cuida da responsabilidade técnica da unidade e, sob a coordenação dos serviços, está de frente, o socorrista Mauro Christani.

SAMU Cantagalo é recebe duas novas ambulâncias para atendimentos

Mauro Christani explica que o SAMU Cantagalo possui uma extensa rotina de treinamentos e também de higienização diária, a qual acontece a cada atendimento prestado. “Nossa equipe está comprometida em estar sempre entregando um bom atendimento a população. Contamos com o apoio da central de regulação que é composta por Tarm.(Técnico Auxiliar de Regulação Médico), supervisor, rádio operador, enfermeiro, médico.”

Eudimar reforçou que o trabalho integrado é um dos grandes objetivos da atual equipe à frente do SAMU Cantagalo. “O nosso objetivo é estruturar o serviço da melhor forma possível ser cada vez mais referência para o município.Queremos trabalhar sempre em parceria com outros órgãos no município, como o CAPS, os PSFs, a Defesa Civil, Guarda Municipal, Hospital de Cantagalo e o Corpo de Bombeiros”, destacou Eudimar Mateus.

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

Veja também
error: Content is protected !!