O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Morador centenário de Macuco foi às urnas votar nesse domingo

Morador centenário de Macuco foi às urnas votar nesse domingo

Neste domingo, 15 de novembro, o Brasil está voltado para as eleições 2020,  onde os eleitores devem escolher prefeito e vereador para seus municípios. No Interior do estado, hoje um fato histórico marcou a eleição da cidade de Macuco, que tem pouco mais de cinco mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O atual morador mais antigo da cidade, Helio Pereira Neves, 100 anos, deu exemplo de cidadania e foi às urnas deixar registrado o seu voto para prefeito e vereador. Conhecido na cidade, ele que é apaixonado por política, não deixou a data passar em branco.

Mesmo diante da pandemia do coronavírus, tomando todas as precauções para garantir a sua integridade, ele foi votar na manhã deste domingo, acompanhado de sua neta, que fez questão de estar com o avô nesse momento importante para ele.

Empolgado, ele quis registrar o momento, para mostrar aos amigos e familiares. Segundo ele, não poderia deixar de cumprir seu papel como cidadão e deixar esse exemplo aos eleitores mais jovens da cidade.

De acordo com familiares, ele estava contando os dias para votar e mostrar que mesmo sem pertencer a idade obrigatória, se fazia importante o seu voto. Por lei, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação é obrigatória de 18 a 70 anos, após completar a idade limite, o voto passa a ser facultativo.

Vale ressaltar que por conta da pandemia, nesta eleição, o tempo de votação foi ampliado e as três primeiras horas – das 7h às 10h – foram preferenciais para os eleitores acima de 60 anos. O objetivo, segundo o TSE, é minimizar a chance de um contágio pelo coronavírus entre as pessoas consideradas do grupo de risco. Pessoas abaixo dessa idade ficaram proibidas de votar no período, com recomendação para que se dirigissem às seções apenas após esse horário.

Veja também
error: Content is protected !!