O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Hospital de Cantagalo não registra óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia

Leitos para tratamento de Covid-19 estão vazios no Hospital de Cantagalo

Após 10 meses desde o início da pandemia no Brasil, o Hospital de Cantagalo foi um dos poucos que ainda não registrou mortes por Covid-19. Gráficos de controle mostram que a unidade internou um total de 46 pessoas entre abril e outubro deste ano, sem óbitos na unidade. Entretanto, dados da Prefeitura de Cantagalo mostram que a cidade possui dois óbitos, sendo de cantagalenses que faleceram em outra cidade.

De acordo com Alan Barros, diretor do Hospital de Cantagalo, os dados positivos quanto a doença na unidade se dão graças aos esforços das equipes epidemiológicas que atuam na ala específica para tratamento de pacientes com Covid-19, que é moderna e bem equipada, e fica anexa à unidade hospitalar, servindo de exemplo para todo o estado do Rio de Janeiro.

O pico de internações no Hospital de Cantagalo se deu entre julho e setembro, sendo que no final de agosto a unidade atingiu o pico de internações por Covid-19, chegando a 14 pacientes. Esse aumento é proporcionalmente equiparado ao aumento do número de casos confirmados na cidade no mesmo período. Até esta terça-feira (24), Cantagalo registra 497 casos positivos, sendo que 470 pacientes já estão recuperados da doença, e outros 25 casos estão ativos na cidade.

Estrutura

hospital

A ala específica para tratamento de pacientes com Covid-19 que foi implantada em maio deste ano, fica numa estrutura anexa ao Hospital de Cantagalo, com passagem e equipes próprias, que seguem protocolos rigorosos no combate ao coronavírus. O espaço é moderno e bem equipado. Dos 12 leitos criados, cinco estão equipados com respiradores mecânicos. No momento, todos os leitos criados estão vazios.

Também foi instalada uma nova rede de gases para bem alimentar os leitos desta ala. A entrada e saída deste espaço é independente do hospital, com o objetivo de evitar que o paciente transite em outras áreas da unidade hospitalar, sempre buscando respeitar as normas de isolamento e cuidados necessários. O espaço criado é destinado exclusivamente à moradores de Cantagalo e tem a possibilidade de ser ampliado o quantitativo de leitos caso seja necessário.

Casos no RJ

O governador em exercício do Rio, Claudio Castro, anunciou nesta terça-feira (24) a testagem em massa entre as ações de combate à Covid-19 no Estado. Castro evitou falar em segunda onda da doença no Estado e descartou o fechamento de atividades econômicas neste momento. Pela quinta semana consecutiva, o Estado apresentou uma alta no pedido de internações para pacientes com Covid-19. O Rio de Janeiro chega próximo aos 341 mil casos confirmados de Covid-19 e ultrapassou 22 mil mortes em decorrência da doença.

Hospital de Cantagalo inaugura serviços de medicina em gastroenterologia

Hospital de Cantagalo adquire avançado equipamento para cirurgias

Veja também
error: Content is protected !!