O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Projeto reúne autoras do interior fluminense em livro de contos e poesias

Projeto reúne autoras do interior fluminense em livro de contos e poesias

Em breve será lançado mais um livro Juntas & Diversas, de autoras do interior do Rio de Janeiro. Essa coletânea, organizada por Márcia Lobosco, reúne autoras de cidades do interior fluminense, como Nova Friburgo, Bom Jardim e Cordeiro. No primeiro livro as autoras se dedicaram à poesia. Agora é a vez do conto. O livro, editado pela In Media Res Editora, sediada em Nova Friburgo, é um convite à leitura e ao universo das montanhas.

Segundo Márcia Lobosco, organizadora e escritora da coletânea, Juntas & Diversas nasceu em 2019 a partir de uma conversa entre amigas que desejavam reunir seus poemas numa única publicação.

Depois da ideia inicial, outras escritoras foram sendo convidadas e o primeiro livro foi lançado em fevereiro de 2020, com a participação de 10 autoras. O encontro foi tão gratificante e belo, que Márcia Lobosco decidiu dar seguimento ao projeto, lançando a proposta de uma coletânea de contos, onde as montanhas que nos cercam serviram de mote.

Segundo Fabiana Corrêa, escritora de Cordeiro e autora nas coletâneas, integrar um coletivo de escritoras que residem no interior fluminense, ressalta a importância e o valor da Cultura em nossa região. Em suas palavras: “Somos escritoras diversas em personalidades e estilo, mas estamos juntas e afinadas pelas linhas da escrita.”

fabiana correa 1

Com algumas das participantes da coletânea anterior e novas autoras integradas ao projeto, a organizadora manteve o grupo em interação por alguns meses, com leituras e partilhas, enquanto individualmente os textos eram escritos. Neles, as montanhas aparecem como narradoras, personagens, ambiente ou metáfora na narrativa.

A primeira leitura, feita por Márcia Lobosco, mostrou a amplitude do projeto e provocou uma nova ideia: a ilustração de cada um dos contos. A partir daí a ilustradora se integrou ao projeto e passou a dialogar com as autoras. A esse grupo de 16 autoras (15 escritoras e 1 ilustradora), juntaram-se se a autora do prefácio, a escritora Ninfa Parreiras, e a fotógrafa Regina Lo Bianco com a foto da contracapa.

Ninfa, com suas palavras, aguça o leitor ao deleite das 19 histórias narradas em palavras e desenhos por essas mulheres tão diversas que escolhem estar juntas através da literatura; Regina finaliza a obra, com sua escrita de luz e imagem, cheia de encanto e beleza.

Vida longa ao Juntas & Diversas, para o bem da Cultura e valorização dos autores do interior fluminense!

Veja também
error: Content is protected !!