O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Friburgo entra em bandeira verde com risco baixo de contágio pela Covid-19

Cidade de Nova Friburgo - RJ

Após quase dois meses em estágio de bandeira amarela, a Prefeitura de Nova Friburgo entra nesta segunda-feira (19) em estágio de bandeira verde, até pelo menos 1º de novembro. Esse é o estágio mais brando de restrições nas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus impostas pelo Governo Municipal. Segundo a prefeitura, a bandeira verde indica “risco muito baixo” de contágio pelo coronavírus.

A métrica reguladora que serve como base para aferir a bandeira que será adotada é composta por quatro indicadores: taxa de ocupação média dos leitos de CTI/UTI e dos leitos de enfermaria especificamente para o tratamento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 no período de 14 dias; a taxa de letalidade do município de Nova Friburgo; e variação do número dos novos casos positivos a cada 14 dias.

O que pode funcionar em bandeira VERDE:

Indústrias e confecções

Poderão funcionar com a capacidade plena de mão de obra.

No entanto, o funcionamento obedecerá, obrigatoriamente, os critérios de distanciamento entre usuários e funcionários, medidas de barreira higiênica como lavagem das mãos e álcool gel 70°, utilização de máscaras de barreira por funcionários e usuários, protocolo de higienização de superfícies com saneantes preconizados pela Anvisa, além de fixação de meios de comunicação visual entre outros para educação sanitária.

Comércio e prestadores de serviço

Poderão funcionar em sua plenitude, observando o regramento sanitário.

Comércio varejista e de gêneros alimentícios

Poderão funcionar em sua plenitude, observando o regramento sanitário.

Shopping centers

Poderão funcionar em sua plenitude, observando o regramento sanitário.

Bares, restaurantes e lanchonetes

Poderão funcionar em sua plenitude, observando o regramento sanitário.

Hotéis e pousadas

Poderão funcionar em sua plenitude, observando o regramento sanitário.

Visitações turísticas e/ou culturais

Poderão funcionar em sua plenitude, observando o regramento sanitário.

Auto-escolas

Poderão funcionar com capacidade reduzida a 50% e os alunos só poderão assistir a uma aula teórica por dia. Também é necessária a higienização dos veículos de instrução no início e ao final de cada aula prática.

Cursos livres

Poderão funcionar, exceto na bandeira roxa, com capacidade reduzida em 50%. A faixa etária dos alunos deverá ser a partir dos 18 anos, primando pelo isolamento social do público infanto-juvenil, por ser esta faixa etária possível vetor assintomático aos grupos de risco.

Instituições religiosas

Poderão funcionar em sua plenitude, respeitando uma série de normas sanitárias, como uso de máscara fácil para ingresso e permanência.

Academias

Poderão funcionar em sua plenitude, observando o regramento sanitário.

Clubes sociais e recreativos

Poderão funcionar das 6h à meia-noite, respeitando uma série de regramentos: parques aquáticos, piscinas, saunas e salões de jogos poderão funcionar com 100% de sua capacidade.

As atividades esportivas coletivas e de contato permanecem suspensas em caráter excepcional. Também seguem suspensas as atividades de desporto coletivo e individual de contato, exceto aos clubes esportivos participantes de campeonatos e/ou competições oficiais já retomadas ou iniciadas por suas respetivas federações, porém, respeitando os protocolos sanitários vigentes.

Casas de festas e salões sociais

Podem funcionar entre 7h e 0h. Os estabelecimentos terão sua capacidade reduzida em 50%, limitando-se a lotação máxima de 120 pessoas. Além disso, todos devem respeitar o distanciamento social com espaçamento entre mesas de pelo menos dois metros, além do uso de máscara. Por outro lado, segue suspensa a sonorização das festas com música ao vivo, bem como a prática de dança se houver. Festas infantis poderão ser feitas exclusivamente ao ar livre, em espaços abertos e ventilados.

Lives

Podem ser realizadas as chamadas “lives” (transmissões ao vivo). O estabelecimento terá sua capacidade de ocupação reduzida em 50%, limitando-se a, no máximo, 50 pessoas, sem presença de público nas apresentações. Nesses casos, a utilização de instrumentos musicais de sopro poderá ser feita exclusivamente ao ar livre, em espaços abertos e ventilados. A programação com mais de uma apresentação deve prever intervalo suficiente entre as sessões para higienização completa do local e ambiente.

Salas de cinema

Podem funcionar entre 10h e 22h, desde que seja reduzida em até 50% sua capacidade de ocupação, com mínimo de intervalo de uma poltrona entre cada cliente, respeitando o distanciamento social. Porém, segue suspensa a venda e o consumo de alimentos nas salas de exibição.

Pertencentes aos grupos de risco, ou pessoas a partir dos 60 anos ou com outras comorbidades (independentemente da idade), bem como os menores de 18 anos, deverão permanecer afastados dessas atividades. A programação com mais de uma apresentação em salas de exibição deve prever intervalo suficiente entre as sessões para higienização completa do local e ambiente.

Seguem suspensas

Mantém-se suspensas as atividades relacionadas a eventos com aglomeração de público, inclusive os desportivos, boates, teatros, casas de shows e afins, parquinhos infantis, inclusive no interior de condomínios e clubes sociais e recreativos, estádios, campos, arenas, ginásios e afins.

Também fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais, sejam elas artesanais ou não, em todo o território do município, exceto crianças menores de dois anos e pessoas incapacitadas ou incapazes de remover a máscara sem assistência.

Veja também
error: Content is protected !!