O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Desde 2015, Fazenda de Areias está a venda por R$ 25 milhões em Cantagalo

Desde 2015, Fazenda de Areias está a venda por R$ 25 milhões em Cantagalo

Imponente construção, em estilo colonial, construída no século XIX, numa área de 540 hectares, dos quais aproximadamente 40% de Mata Atlântica e 30% de pastos formados em braquiara, a Fazenda de Areias, localizada no distrito de Boa Sorte, no município de Cantagalo, está a venda por 25 milhões de reais.

A fazenda centenária de Areias, foi construída pelo Barão Nova Friburgo, também antigo dono do Palácio do Catete. Um anúncio feito nas redes sociais mostra a suntuosidade da fazenda, cujo o patrimônio está avaliado por 25 milhões de reais. A fazenda será vendida com porteira fechada e está mobiliada com requinte (móveis adquiridos em antiquários, diversos tapetes persas, maravilhosos lustres, esculturas e adornos).

Detalhes

Ideal para instalação de hotel fazenda de luxo, é cortada por rio, possui várias nascentes e lagoas. As soleiras e vergas das portas principais são em pedra lavrada. Os acabamentos internos possuem guarnições das portas e janelas em jacarandá, rodapés altos na mesma madeira e portas com almofadas maciças. Piso composto de tábuas de peroba do campo, entremeadas com tábuas de ipê.

fazenda areias 4

Na entrada principal, um cenário majestoso, com chafariz pontuado por palmeiras imperiais. O corpo principal possui 2 pavimentos, acrescido de 2 alas laterais, com apenas um pavimento cada. Ao todo são 16 salões, 12 suites, 2 semi-suites, copa, cozinha e demais dependências de serviço. No pátio dos fundos, piscina aquecida (27m x 19m) com apoio de excelente espaço gourmet, inteiramente montado.

Existem várias ruínas onde funcionavam oficinas – selaria, ferraria, serraria, carpintaria e serralheria, necessária ao bom funcionamento da fazenda. As edificações originais remanescentes vêm passando por reforma geral, e esta tem se preocupado em recuperar estrutural e tipologicamente o casarão, além de adequar o seu interior às novas exigências da vida contemporânea.

Venda antiga

O anúncio no Facebook da empresa começou a ser divulgado no dia 13 de outubro deste ano, mas a venda do imóvel já está sendo anunciada desde 2015. Atualmente, a Fazenda de Areias pertence a brasileira Sílvia Oliveira, que realizou reformas e restauração na fazenda. Ela é casada com um empresário árabe.

Fazenda de Areias

A fazenda era a principal das demais 20 fazendas que Antônio Clemente Pinto, primeiro barão e conde de Nova Friburgo, possuía em Cantagalo. Na partilha dos bens, a Fazenda de Areias coube a seu filho, Antônio Clemente Pinto Filho, 2° barão, visconde e depois conde de São Clemente. Ao se aposentar, em 1888, foi morar na fazenda. Com a morte do conde, em 1912, Areias foi herdada por sua filha, Maria José de São Clemente, casada com Augusto de Faro Carvalho. Herdeiro deste último, Edgard Faro manteve a propriedade por muitos anos, vendendo-a, depois, a Bernhardt Winkler.

Veja também
error: Content is protected !!