O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Engenheira Ambiental de Cordeiro coordena projetos na cidade exposição

isa1

Essa semana nossa conversa é com uma engenheira ambiental e sanitária, Isabela Vieira Dias Taveira, que nos contou um pouco sobre as atividades que competem à sua profissão. Isabela também é voluntária na Defesa Civil de Cordeiro, coordena um projeto social de adoção responsável de animais de ruas e abandonados e é gestora da APA Mata do Posto.

isaaaaSobre sua formação profissional, ela nos esclarece que o engenheiro ambiental atua desenvolvendo projetos de engenharia relacionados ao uso de recursos naturais, como sistemas de tratamento de água, controle de poluição, preservação de espécies e outras atividades que dialogam não apenas com o ambiente natural, mas também o urbano. Crescer em um lar onde o convívio com o meio ambiente sempre foi muito forte, foi fator determinante na escolha de sua carreira e no envolvimento nos projetos nos quais atua.

Isabela Taveira atua como presidente da APA da Mata do Posto, que mais do que o nosso quintal, como alguns moradores de Cordeiro referem-se a ela, é a nossa mata urbana – o que a torna ainda mais significativa (como já abordamos anteriormente aqui na nossa coluna).

Questionada sobre sua atuação frente à APA, ela nos disse que está como presidente da APA, na gestão de 2019 a 2022. “Estou procurando sempre trazer a população para perto da natureza, buscando conhecer as espécies que existem aqui, catalogar e tornar público. Estamos com vários projetos que já saíram do papel, e outros para saírem”. Vale esclarecer, como lembrou nossa entrevistada, que a APA da Mata do Posto existe desde 2008, quando foi criada pela Lei nº 1371/2008, possuindo cerca de 126 hectares e englobando toda área do posto zootécnico.

isa animalUma amante sem precedentes dos animais, tanto os da fauna nativa como os domésticos, Isabela faz tudo que está a seu alcance para ajudá-los. Ela coordena um projeto de adoção responsável, iniciado em junho de 2020, e já conseguiu tirar aproximadamente 50 animais das ruas, conseguindo um lar responsável para eles. “Isso é muito gratificante”, como ela ressalta.

Encerramos nossa coluna com uma mensagem de Isabela: “Nós dependemos do meio ambiente para tudo, preservá-lo é nosso dever. Temos que construir hábitos sustentáveis dia após dia, construindo pessoas mais conscientes para um planeta mais limpo e habitável.” Para nós fica o alertar: preservar deve ser nosso dever e compromisso e dever, além de ser necessário para sobreviver.

Instagram dos projetos:

APA Mata do Posto

Recover Engenharia

Projeto Adoção Responsável

Veja também
error: Content is protected !!