O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Setembro Amarelo e o conceito de saúde na integralidade

 

Semana 15: Detox Emocional – Ansiedade

Já que vamos falar de saúde mental, vamos focar no que podemos controlar? Com base na filosofia Tolteca, trago aqui 4 compromissos para que possamos refletir juntos:

  1. Seja impecável com a sua palavra: as palavras são poderosas e não devem ser utilizadas de forma leviana. Corra de ambientes negativos e evite proclamar coisas ruins e que detonam a energia. Lei da potencialidade pura e da causa e o efeito…
  2. Não leve nada para o lado pessoal, pois todo julgamento ou ação é na verdade uma confissão. Ou seja, diz respeito ao outro e não a você. Lei da leveza…
  3. Não tire conclusões: não existe apenas uma resposta ou um único caminho. O que existe são pontos de vista diferentes e tudo muda o tempo inteiro. Já parou para refletir que o que você pensa hoje não é o mesmo que tempos atrás? E assim se perpetuará, uma vez que a única certeza que temos é que tudo se transforma o tempo inteiro, inclusive nós e nossas escolhas. Lei da natureza…
  4. Sempre dê o melhor de si em qualquer circunstância: quem é fiel nas pequenas coisas também será nas grandes (Lucas 16: 10-18). Comece a praticar o bem sem esperar nada em troca. Seja o bem! Lei da autorresponsabilidade…

E aí? Vamos assumir estes 4 compromissos nos vestir de empatia?

Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio e merece uma atenção mais que especial. Gente do céu, este assunto não é banal e para uma pessoa chegar a cometer este ato, pequenos sinais e sintomas já estão sendo manifestados previamente.

O suicídio é considerado uma questão de Saúde Pública há tempos em virtude dos altos índices, e após a pandemia os números aumentaram ainda mais, segundo estudos estatísticos. Vamos fazer a nossa parte? Já parou para pensar que uma palavra ou uma atitude sua pode salvar a vida de alguém? Eu me emociono com isto.

O futuro da saúde é preventivo e hiperconectado. Com base nesta visão, não tem como falar de saúde mental sem levar em consideração a integralidade e o meu convite é: comece a entender a sua saúde como um todo, mantendo o foco na prevenção através da promoção do bem-estar mental, emocional, energético, espiritual, físico e social.

Mas como Aretuza, me socorre?! Vem comigo porque eu quero lhe ajudar. Alguns exemplos – se amando mais, sorrindo mais, agradecendo mais, meditando, praticando atividade física regularmente, dormindo bem, tendo um hobby, tomando bastante água, se alimentando com qualidade, se protegendo de relações tóxicas, evitando notícias que não acrescentam nada, estando ao lado de pessoas que lhe conduzam para frente e lendo bons livros.

Infelizmente muitas pessoas ainda possuem dificuldade em se expressar e pedir ajuda por medo de se colocar vulnerável. Eii, não faça isto! Saiba que só vivemos o extraordinário do nosso ser e em todas as esferas da nossa vida, quando não temos medo de expor a nossa vulnerabilidade.

Compartilhe esta mensagem com todos que você ama. Beijo no coração e até a próxima coluna! Com amor, Are.

Inteligência holística e sua importância para uma vida de alta performance

Veja também
error: Content is protected !!