O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Friburgo: Ipê-branco chama a atenção pela beleza e floração dura poucos dias

Friburgo: Ipê-branco chama a atenção pela beleza e floração dura poucos dias

Um majestoso ipê-branco chama atenção de visitantes e friburguenses na Praça Demerval Moreira Barbosa, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Diversos internautas publicaram nos últimos dias foto da árvore totalmente florida no centro da cidade.

O ipê-branco é uma árvore de pequeno para médio porte, que mede entre 7 e 16 metros de altura. Pertence à família Bignoniaceae e floresce geralmente entre os meses de agosto e outubro, podendo antecipar ou prolongar a florada devido a fatores climáticos.

A floração do ipê-branco dura em média cinco dias, enquanto espécies de outras cores como a rosa e amarela florescem cerca de uma semana a dez dias. Portanto, sua exuberância no centro de Nova Friburgo está sendo compartilhada por muitos na internet.

A floração branca do ipê é considerada rara e chama atenção pela beleza. Não é à toa que é utilizada no paisagismo de jardins, praças e ruas. Além de se destacar pela cor é prática pelo tamanho, que é considerado adequado à arborização urbana.

A árvore do ipê-branco produz anualmente uma grande quantidade de sementes, que são dispersas pelo vento. A espécie é conhecida também por pau-d’arco e ipê-do-cerrado.

Veja também
error: Content is protected !!