O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Desmatamento dentro de área de preservação em Santa Maria Madalena

Desmatamento dentro de área de preservação em Santa Maria Madalena

Nesta segunda-feira (14/9), em cumprimento a ordem de policiamento com objetivo de averiguar denúncia encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177), policiais militares realizaram fiscalização no interior da Fazenda Santa Elisa, em Água Limpa, Santa Maria Madalena, onde observaram uma grande área desmatada, com cerca de 20 mil metros quadrados.

De acordo com os agentes da 3ª UPAm, um homem que se apresentou como empregado do local acompanhou o trabalho da equipe. Os policiais verificaram a supressão de vegetação secundária em estágio inicial de regeneração (remanescente de vegetação campestre com porção subterrânea incipiente, com fisionomia de herbácea aberta, em uma determinada área ou terreno, viva e inferior a 50% medido do nível do solo), possivelmente feita com uso de trator, em uma área de preservação permanente por estar a menos de 30 metros de distância de uma nascente e curso d´água. Foi constatado, ainda, o corte seletivo de algumas árvores em estágio médio de regeneração, aparentemente também feito pelo uso de um trator, estando todo material lenhoso no local.

Quando questionada pelos policiais militares se possuía autorização de órgão ambiental competente, o homem informou não possuir as licenças necessárias, mas informou que a responsável pelo local seria sua patroa, que mora no município do Rio de Janeiro.

Com base nos artigos 39 e 48 da Lei n° 9.605/98, combinado com o artigo 4° da Lei 12 651/12, a equipe procedeu juntamente com ele à 156ª DP, em Santa Maria Madalena, onde o fato foi registrado.

Vale ressaltar que a população tem no Linha Verde, um canal para denunciar qualquer crime ambiental no Estado do Rio. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda através do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”. O anonimato é garantido ao denunciante.

Veja também
error: Content is protected !!