O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Delegacia de Cordeiro alerta população sobre prática de novo golpe

crimes internet

A Delegacia de Cordeiro, através do delegado titular Gilberto Soares da Silva, vem alertar a toda população sobre uma nova modalidade de atuação de criminosos.

Está sendo implementado pelos bancos um Sistema de Transferências e Pagamentos chamado PIX e criminosos já elaboraram engenharia social para aplicar golpe.

Entenda o que é PIX: é o nome de um meio de pagamento eletrônico do Brasil. O PIX forma o Sistema de Pagamentos Instantâneos, que foi estabelecido pelo comunicado nº 32.927, de 21 de dezembro de de 2018 do Banco Central do Brasil e depois atualizado pelo comunicado n° 34.085 de 28 de agosto de 2019. O referido sistema já está sendo implementado.

Os criminosos estão fazendo contato com as vítimas através de e-mails e ligações informando que é necessário realizar um cadastro para utilizar este serviço. Com isso captam dados das vítimas que serão utilizados em fraudes.

Portanto, cuidado com e-mails recebidos, pois embora tenham um layout que parece ser oficial da Instituição Financeira, pode ser FALSO. Procurem utilizar canais oficiais dos bancos, busque orientações de utilização.

A Polícia Civil de Cordeiro solicita a colaboração da população para a repreensão de crimes dessa especie na cidade. Denuncie pelo WhatsApp do 154DP – Tel.: 22 98831 8019 ou pelo DISQUE DENÚNCIA: 22 2551 0255.

Veja também
error: Content is protected !!