O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Ameaçado de extinção, lobo-guará é atropelado entre Miracema e Pádua

Ameaçado de extinção, lobo-guará morre atropelado na RJ-116 entre Miracema e Pádua

Um dia após o lançamento da cédula de R$ 200, um lobo-guará morreu atropelado e foi encontrado morto as margens da RJ-116 entre os municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense.

A Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil de Miracema foram acionadas e encontraram o animal morto, onde a suspeita de ter sido atropelado. Infelizmente, o índice de atropelamento de animais silvestres tem aumentado a cada dia na região. Devido ao desmatamento e queimadas, os animais saem em busca de água e alimento, e muitos acabam sendo atropelados.

Região 

Em julho deste ano, um lobo-guará adulto morreu após ser atropelado na RJ-116, em Macuco, na Região Serrana. O animal era uma fêmea e foi recolhido pela ONG SOS Vida Silvestre e pela Secretaria de Meio Ambiente de Macuco. “Uma perda irreparável para o meio ambiente”, disse o biólogo Francis Leandro, presidente da SOS Vida Silvestre, na ocasião.

Em novembro de 2019, uma fêmea do lobo-guará foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros no dia 02/11 nas proximidades do Trevo da Aldeia, em Cantagalo. O animal foi levado para os cuidados da Drª Josiane Leitão Abreu, mas infelizmente não resistiu e morreu dias após ter sido resgatada.

Lobo-guará

Esses animais são naturais de habitats como o cerrado e locais de campos abertos. No entanto, com o desmatamento crescente e o avanço da pecuária e agricultura sobre essas áreas, muitos deles têm migrado para regiões de Mata Atlântica. Isso acontece porque eles são animais que costumam caminhar muito, chegam a andar por 40 quilômetros somente em uma noite.

Oficialmente ele é considerado uma espécie “vulnerável”, o que significa que ele está sob ameaça e que se nada for feito pode deixar de existir. O principal motivo da redução das populações atualmente é o desmatamento.

Ele é um animal onívoro, isso significa que se alimenta tanto de vegetais, quanto de carne. Não se sabe ao certo qual é o seu comportamento alimentar mais comum, se ele come mais um tipo de alimento do que outros.

Fêmea do lobo-guará resgatada em Cantagalo não resiste e morre

Fêmea adulta de lobo-guará morre atropelada na RJ-116, em Macuco

Veja também
error: Content is protected !!