O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Polícia Ambiental descobre lixão clandestino em Santa Maria Madalena

Polícia Ambiental descobre lixão clandestino em Santa Maria Madalena

Um lixão clandestino foi descoberto pela equipe da Polícia Ambiental no município de Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio. Uma denúncia sobre crime ambiental encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) levou policiais militares a constatarem no dia 28/08 a existência de um lixão no Loteamento Bairro da Liberdade, no distrito de Triunfo.

Em cumprimento a ordem de policiamento, a equipe procedeu na localidade. No local, encontraram resíduos orgânicos e inorgânicos de cunho residencial, urbano e de construção civil em uma área de preservação permanente com cerca de 200 metros quadrados de área degradada. Vale salientar que a menos de 30 metros de distância, há um córrego, por isso o local é considerado de preservação. No momento da fiscalização não foram encontradas máquinas ou autores do ilícito ambiental.

A disposição de resíduos sólidos em lixões é crime desde 1998, quando foi sancionada a lei de crimes ambientais (Lei nº 9.605/98). A lei prevê, em seu artigo 54, que causar poluição pelo lançamento de resíduos sólidos em desacordo com leis e regulamentos é crime ambiental. Além de ser crime, também causa inúmeros transtornos para moradores e para a natureza, assim como a disseminação de doenças.

Portanto, diante dos fatos, os policiais procederam à 156ª DP de Santa Maria Madalena, onde a ocorrência foi registrada. Assim como esta denúncia do lixão clandestino, o Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais no Estado do Rio. O telefone é o 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

Veja também
error: Content is protected !!