O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Nova fase de construção da via compartilhada em Nova Friburgo

Nova fase de construção da via compartilhada para trânsito de ciclistas e pedestres em Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo iniciou nesta quarta-feira (12/08) uma nova fase da construção da via compartilhada para pedestres e trânsito de ciclistas. A obra faz parte do “pacotão” anunciado pelo Executivo no ano passado, estimada inicialmente em R$ 999 mil, e que tinha previsão de ser concluída ainda em 2019, mas o prazo acabou se estendendo por complicações encontradas durante as intervenções.

Uma divisória de concreto pré-fabricada, exclusivamente para o trânsito de ciclistas, foi construída no trecho compreendido entre a Rua Sete de Setembro e a Ponte na Rua Padre Yabar, na Avenida Euterpe Friburguense. O trecho está sinalizado e agentes de trânsito permanecem no local para orientação de motoristas.

O trajeto será exclusivo para o trânsito de ciclistas, através de uma divisória de concreto pré-fabricada. O prazo para conclusão da via compartilhada de Nova Friburgo é até o fim do mês de setembro, conforme divulgou a prefeitura.

Via Compartilhada

De acordo com a Prefeitura, o objetivo do projeto é estimular uma alternativa à mobilidade urbana, com estrutura e que ofereça segurança aos usuários. Diferentemente de uma ciclovia tradicional, o projeto executado pelo município prevê um espaço ciclável compartilhado com pedestres, dispondo de quesitos de segurança indispensáveis.

Portanto, a ideia é aproveitar o espaço já existente, usando-o e o adaptando para o uso compartilhado. A via compartilhada que está sendo implantada na cidade contará com sinalização horizontal e vertical (de regulamentação, advertência e indicação), indicando o uso compartilhado e marcando as áreas destinadas para caminhada de pedestres e onde é para os ciclistas.

O percurso total é de quatro quilômetros a partir da Rua Duque de Caxias (Paissandu) até a Ponte da Rua Sete de Setembro, em ambos os lados do rio, seguindo pela Av. Euterpe Friburguense até a ponte da Rua Padre Luiz Yabar, por onde chega à Av. Rui Barbosa e prossegue margeando o Rio Bengalas e avançando pela Av. Costa e Silva até o trevo de Duas Pedras.

Veja também
error: Content is protected !!