O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Guardas municipais de Friburgo podem agir como agentes de trânsito

guarda municipal

Um novo decreto publicado pela Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, nesta quarta-feira (19), libera a atuação de guardas municipais como agentes de trânsito.

O artigo 8 do decreto municipal nº 672, diz que ele entra em vigor a partir de sua data de publicação. Mas na tarde desta quarta não havia nenhum guarda municipal trabalhando especificamente no trânsito.

De acordo com o comandante da guarda municipal, o trabalho como agentes de trânsito ainda não começou na prática. A estimativa é a de que os guardas municipais comecem a atuar como agentes de trânsito neste fim de semana.

Segundo a Prefeitura, a guarda municipal de Nova Friburgo conta, atualmente, com 111 guardas: 95 homens e 16 mulheres.

Mas não serão todos que atuarão como agentes de trânsito, só os que participaram de um curso especializado há quase 1 ano, entre setembro e outubro do ano passado. Um total de 39 guardas, que já estão certificados e preparados para atuar desde janeiro.

Ainda de acordo com o decreto, esses guardas vão ter identificação especial e vão atuar em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (SMOMU), que segundo a prefeitura tem, atualmente, 18 agentes, mas só 13 na ativa, por conta da pandemia da Covid-19.

O decreto também prevê remuneração para esses guardas municipais referente ao cargo de agente de trânsito.

O decreto traz uma série de considerações. Um dos principais motivos para essa novidade, inclusive, seria o intenso número na frota de veículos, o que impacta no aumento no número de acidentes.

Segundo o Detran, Nova Friburgo tem mais de 130 mil veículos emplacados na cidade. Considerando que a cidade tem quase 200 mil habitantes, a média seria de mais de 1 carro pra cada 2 pessoas.

Ainda segundo o decreto, os guardas municipais da cidade que atuarem como agentes de trânsito terão poder para aplicar multas.

Por Barney Campos / G1

Veja também
error: Content is protected !!