O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cordeiro: Governador inaugura Escola Cívico-Militar e visita obras de cinema

Cordeiro: Governador inaugura Escola Militar e visita obras de cinema

Em sua visita em cidades da Região Serrana do Rio nesta segunda-feira (3), Wilson Witzel inaugurou a Escola Cívico-Militar CE 2º Ten. BM Sérgio Rodrigues da Silva, em Cordeiro. Ainda na cidade exposição, o governador também visitou as obras do futuro cinema da cidade.

– Este ano, inauguramos 12 escolas cívico-militares no Estado do Rio, que agora conta com 17 colégios desta modalidade. Pois além de Cordeiro, as novas unidades estão situadas em São Gonçalo, Rio Bonito, Areal, Carmo, Cordeiro, Araruama, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Três Rios e Resende. Até o final de 2022, teremos 100 escolas cívico-militares em todo o estado – declarou o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Na escola vocacionada ao Ensino Cívico-Militar em Cordeiro, os estudantes terão as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com aulas ministradas por professores da rede pública estadual. Portanto, os alunos também aprenderão conhecimentos específicos do eixo vocacionado ao Ensino Cívico-Militar.

Obras do cinema

As cidades de Cordeiro e Bom Jardim, na Região Serrana do Rio, vão receber salas de cinema, iniciativa do projeto Cinema da Cidade, com a implantação de complexos de exibição de filmes em municípios de pequeno e médio porte, entre 20 mil e cem mil habitantes que não têm salas de cinema comerciais.

As obras em Cordeiro foram iniciadas em 2019, mas devido à pandemia do novo coronavírus tiveram que ser suspensas. Porém, foram retomadas em junho e a previsão de entrega do serviço é no primeiro semestre de 2021. O projeto Cinema da Cidade é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Ancine.

– Viemos a Cordeiro para consolidar o compromisso com a Cultura do Rio de Janeiro. Esta será a primeira entrega do projeto ‘Cinema na Cidade’ no Brasil, que está sendo feito em parceria entre o Governo do Estado e a Ancine. Isso vai permitir que os moradores da cidade e do entorno possam desfrutar de cultura e lazer próximo de casa – afirmou o governador.

Ensino Cívico-Militar em Cordeiro

Em Cordeiro, Witzel participou da inauguração do CE 2º Tem. BM Sérgio Rodrigues da Silva, a décima segunda unidade voltada ao Ensino Cívico-Militar no estado. Os estudantes terão disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, além de conhecimentos específicos do ensino cívico-militar.

– A Secretaria de Educação abraçou este projeto como uma política pública. O Ensino Cívico-Militar é voltado para os jovens que têm uma vocação para a vida militar que podem, a partir de agora, começar este processo de aprendizagem. O currículo diferenciado também é outro destaque que os estudantes terão com o formato destas unidades. Nosso propósito é formar grupos de estudos e pesquisas para que estes alunos possam participar de competições nacionais e internacionais – finalizou Witzel.

Portanto, a Escola Cívico-Militar de Cordeiro recebeu este nome para homenagear o bombeiro que foi morto em serviço, em 2008, em Nova Friburgo. O Governo do Estado pretende inaugurar 100 colégios cívico-militares até o fim da gestão. Mas onze deles já foram entregues, além da capital, nas cidades de São Gonçalo, Rio Bonito, Areal, Carmo, Araruama, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Três Rios e Resende.

Veja também
error: Content is protected !!